HORA CERTA

domingo, 26 de janeiro de 2014

Entender esta verdade básica pode transformar seu casamento




Todos nós temos necessidades e desejos. Você precisa se alimentar, mas em dado momento talvez deseje comer um suculento filé argentino (ou uma maçã orgânica dos pomares de Washington, se é vegetariano). Você precisa de um carro mas talvez deseje uma luxuosa máquina alemã com cheiro de couro por dentro. Precisa se vestir, mas gostaria de um traje italiano.

Como já percebeu, há uma distância entre a necessidade e o desejo. Às vezes muito longa, às vezes nem tanto.
No casamento também existem necessidades e desejos. Você precisa que seu parceiro lhe seja fiel. Mas talvez deseje que ele não fique olhando para outras mulheres na rua, TV ou Internet. Você precisa do respeito de sua esposa. Mas talvez deseje que ela também lhe faça um elogio de vez em quando.
A lição principal é:
Você só vai conseguir o que quer do seu cônjuge quando der a ele* o que ele precisa. Dando-lhe o que ele precisa​​ manterá o casamento. Mas um casamento maravilhoso virá de dar o que ele quer.
Os problemas principais ocorrem por desequilíbrio nesse ponto, a saber:
  • Exigir o que quer sem dar nem o que o outro precisa (ex: sexo todo dia sem dar uma palavra carinho)
  • Dar o que o outro quer mas não o que ele precisa (ex: o marido que traz flores mas é infiel)
  • Dar só o que o outro precisa e achar que seus desejos são frescuras (“Eu não deixo faltar nada em casa, que mais você quer?”)
  • Não suprir nem necessidades muito menos desejos (à beira do divórcio)
Se você quer ter um relacionamento feliz, entenda estas verdades básicas sobre o ser humano (seu cônjuge é um):
Todo ser humano tem necessidades e desejos. Necessidades precisam ser preenchidas antes de desejos. Uma vez preenchidas, desejos se tornam muito importantes.
Comece se perguntando: “O que meu cônjuge precisa de mim?” Se a resposta não for tão óbvia, pergunte para ele. Em seguida, preencha-lhe todas as necessidades. Depois, pergunte-se: “Quais os sonhos e desejos de minha esposa/marido e quais eu posso começar a realizar?”
Não pense que sonhos e desejos são necessariamente caros e idílicos. Seu cônjuge pode ter um simples desejo que não lhe custe nada, apenas um pequeno esforço. Na maioria das vezes, necessidades exigem muito mais para serem realizadas do que desejos. O que é mais difícil, por exemplo, trabalhar o mês inteiro para pagar as contas ou dançar com ela aquela música romântica que ela vive lhe pedindo?
Suprir as necessidades de seu cônjuge manterá o casamento. Realizar-lhe os desejos fará de vocês um dos casais mais felizes do mundo. Ignorar ambos é a rota certa para o divórcio.
Decida seu destino.

* Apesar de ter usado “ele” acima, o mesmo se aplica a “ela”.

Nenhum comentário: