HORA CERTA
sexta-feira, 8 de maio de 2015
MP-BA ajuíza ação contra Avianca, Gol e Azul por cobrar taxas abusivas
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública com pedido liminar contras as companhias aéreas Avianca, Azul e Gol, nesta quarta-feira (6), por adotarem práticas abusivas que causam prejuízos dos usuários de transporte aéreo. A ação, assinada pela promotora de Justiça, Joseane Suzart, afirma que as empresas têm cobrado multas “exorbitantes” diante das solicitações de remarcação e cancelamento de passagens promocionais e também do não comparecimento justificado dos passageiros aos vôos. A ação aponta ainda desrespeito às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e às leis de proteção ao consumidor, com prejuízos materiais e morais aos clientes em casos de extravio, perda e furto de bagagens, e na prestação de serviço precário de atendimento. “Tem-se observado que as empresas estão, constantemente, ofertando passagens áreas intituladas de promocionais com o objetivo expresso de fixarem altíssimos montantes para as hipóteses de remarcação, cancelamento ou não comparecimento justificado por parte do consumidor”, afirma Suzart na ação. A ação requer que seja concedido uma liminar que obrigue as companhias a limitarem que a multa aplicada ao cliente por remarcação seja de 10% ou a quem solicitar a remarcação do vôo até 30 dias antes do voo. Se o pedido for feito com antecedência inferior a 30 dias, a multa não pode extrapolar 20%. Em relação a cancelamentos, a penalidade pecuniária não pode ultrapassar 20%, nos casos das solicitações formalizadas até 30 dias de antecedência, e a 30% quando feitas com menos de 30 dias de antecedência. Joseane Suzart pede ainda que as empresas sejam impelidas a zelar e cuidar para que as bagagens dos usuários sejam entregues com “segurança, regularidade e eficiência no local de destino”, adotando, entre outras medidas, sistema tecnológico protetivo para a recepção e o traslado das malas. Outra exigência a ser cumprida é a disponibilidade gratuita, de forma ininterrupta 24 horas por dia, de serviço de atendimento ao consumidor. A promotora de Justiça, no pedido principal, solicita a restituição em dobro por cada empresa dos valores pagos pelos passageiros em razão das multas “arbitrárias” e que cada companhia pague R$ 500 mil de indenização pelos danos morais causados à coletividade.
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