
HORA CERTA
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Preparando os Filhos para o Casamento
Encontros Individuais
No preparo de um filho para o casamento, nada substitui tempos individuais com os pais para "abrir o jogo" sobre namoro, noivado, sexo e casamento. Não se pode (nem deve) abrir forçosamente uma janela no coração do seu filho, mas pode-se criar ambientes propícios para que ele mesmo abra a janela. Uma ótima oportunidade para fazer isso é através de encontros individuais e regulares com seus filhos.
Na nossa família faço isso através de encontros particulares para café da manhã. Periodicamente saio com cada filho individualmente para tomarmos café e conversarmos. Aproveito para encorajar individualmente a criança, falando o quanto a valorizamos e quanto significa para nossa família. Conversamos sobre assuntos de interesse para aquele filho, e muitas vezes isso nos leva para conversas mais sérias sobre seu relacionamento com Deus, com os irmãos, e com membros do sexo oposto.
O pai pode fazer um estudo sobre princípios de namoro com seu pré-adolescente antes do interesse dele ser despertado pelo sexo oposto. Os dois conversam sobre princípios, cautelas, o plano de Deus no casamento, etc. É bom que o pai chegue antes do "mundo" porque então a conversa é mais aberta e o filho recebe o conselho melhor. Quando for namorar, já tem o conselho do pai bem fixado na mente.
Pacto Familiar de Namoro
Antes dos filhos chegarem à idade de interesse sério no sexo oposto, os pais podem estabelecer um "pacto familiar de namoro" que estipula as expectativas, os padrões, os pré-requisitos, etc. no namoro. É importante que tanto pais quanto filhos concordem sobre os padrões a serem estabelecidos, pois servirá como base de cobrança e entendimento mútuo entre todos mais tarde.
O pacto pode ser elaborado pelos pais e filho juntos. Numa ocasião especial (por exemplo, uma saída dos pais com o filho) podem conversar sobre o pacto e depois "ratificá-lo". De vez em quando seria bom revisar o pacto para mantê-lo vivo na memória de todos.
Listas de Qualidades
Recomenda-se que cada jovem, antes de se interessar por um membro do sexo oposto, desenvolva uma lista de qualidades desejáveis no futuro cônjuge. Esta lista pode conter tantos ítens que você desejar, mas deve ficar claro na sua mente quais são absolutamente necessários e quais são opcionais. Podem ser qualidades "espirituais", pessoais, e físicas. A lista ajuda a pessoa a "peneirar os candidatos", assim evitando erros de juízo quando as emoções começam a surgir. A lista deve ser motivo de oração (Sl. 37:3-5) tanto do jovem quanto dos pais.
Uma cautela: não faça somente uma lista das qualidades que você deseja receber (para seu futuro cônjuge), mas outra que você deseja ser. Esta segunda lista deve incluir as qualidades de caráter que você mesmo quer desenvolver em sua vida para ser o melhor marido (esposa) possível.
Estágio dos Noivos
Talvez pareça uma idéia reservada para uma utopia, mas seria muito saudável resgatarmos uma idéia que era comum não muito tempo atrás, quando casamentos aconteciam entre duas pessoas que conheciam muito bem a família do outro. O "estágio dos noivos" segue o princípio de que o casamento une não somente duas pessoas, mas duas famílias, e que quanto melhor os noivos conhecem a família do outro, menos problemas terão no casamento.
Despedida dos Filhos
Quando um dos filhos estiver saindo de casa pela primeira vez por motivo de estudo, trabalho ou outro, planejem uma série de refeições especiais, preparadas pelos diferentes membros da família, incluindo os pratos prediletos do homenageado. Na ocasião, deve haver oportunidade para encorajamento e desafio, e também para entrega de lembranças.

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário