HORA CERTA
sábado, 28 de março de 2015
Alienação parental: 4 formas de proteger seus filhos deste lamentável drama familiar após a separação
Alienação parental: 4 formas de proteger seus filhos deste lamentável drama familiar após a separação
Conheça maneiras de proteger a saúde emocional de seus filhos, evitando a alienação parental. Como evitar transtornos graves no futuro? Qual é a melhor maneira de agir com meu ex cônjuge?
Vivemos em um mundo cercado de dramas, guerras e rumores de guerras, assassinatos, desordem, assaltos, corrupção, bullying, estupros e outras coisas terríveis. Por esse motivo, precisamos atualmente proteger a emoção dos nossos filhos, devemos nos preocupar com o psicológico de nossas crianças.
Aprenda a seguir como garantir uma saúde mental melhor a seus filhos.
1. O que é a alienação parental
Constitui toda forma de interferência psicológica produzida ou induzida pelo guardião da criança. Normalmente, caracterizada por um abuso emocional iniciado após a separação, em geral, visando destruir o vínculo afetivo entre o filho e o outro genitor.
Também são considerados atos de alienação parental, "todo e qualquer comportamento que prejudique o relacionamento da criança com um de seus pais, dificultar as visitas dos pais, omitir informações pessoais relevantes sobre a criança (escolares, médicas e alterações de endereço), também apresentar falsa denúncia contra genitores, parentes deste ou avós para dificultar a convivência dos mesmos, e ainda mudança de domicílio para local distante sem justificativa para dificultar a convivência da criança com o outro genitor".
2. Igualdade no poder dos pais
Independente com qual dos pais ficou a guarda do filho, os dois são responsáveis por resguardar todos os direitos e obrigações da criança, os dois possuem perante a lei o poder parental quanto aos filhos. O quadro a seguir esclarece essa colocação.
"Pai e mãe são igualmente responsáveis pela: criação e educação dos filhos; companhia e guarda; concedem ou negam consentimentos para casar; nomeiam tutores; representam e assistem os filhos até 16 anos de idade; reclamam os filhos de quem ilegalmente os detenham; requerem obediência e respeito próprio dos filhos." (Artigo 1634 do Código Civil)
Também cabe aos pais em igualdade de responsabilidade o dever de garantir aos filhos uma boa convivência familiar (juntos ou separados), visando garantir um bom desenvolvimento da criança ou adolescente, ensinando valores éticos, morais e cívicos para facilitar sua jornada na vida adulta.
L
3. Prevalece o interesse da criança
Mesmo que já tenha ficado estipulado em algum processo, ou em algum acordo assinado pelos pais, nada impede que o genitor que se sinta ofendido possa requerer uma revisão da guarda dos filhos ou da regulamentação dos horários de visita. Por isso, o guardador (quem possui a guarda) deve ficar atento, pois se for comprovada a existência de alienação parental, a guarda pode ser substituída, devido à prevalência perante a justiça do interesse e proteção da criança.
4. Sofrimento vivido pelos filhos
Todos nós sabemos, até mesmo as pessoas que infelizmente precisam se separar, que os mais atingidos e os que mais sofrem nesses casos são os filhos. Eles deixam de ter a companhia de um dos pais, que anteriormente era constante, deixam às vezes de conviver com outros irmãos, tios ou avós que amam.
Toda separação pode causar graves consequências para as crianças, esses males aliados à provocação de alienação parental podem agravar os abalos psicológicos, os filhos podem sentir muitas coisas, como sentimento de abandono, de rejeição, de traição, podem surgir fortes tendências negativas, problemas estomacais, pois a criança precisa "engolir" seus sentimentos por não saber se expressar ainda, pode tornar-se uma criança manipuladora usando de meias verdades, insegura, entre outros males que só aparecem na vida adulta. (Beatrice Marinho Paulo – Psicóloga)
Melhores soluções
Como pais, devemos sempre pensar em primeiro lugar no bem-estar de nossos amados filhos, não podemos deixar que razões de ordem pessoal façam-nos falhar nessa missão, pois o tempo não volta atrás para concertarmos nossos erros, e os traumas ficam.
Não devemos transferir a nossos filhos nossas frustrações decorrentes do final do relacionamento, evitemos imputar ao outro a totalidade da culpa da dissolução conjugal, não vamos transformar nossos filhos em objetos de disputas, ao invés disso, vamos permitir que tenham a chance de construir sua versão de cada genitor a partir de seus próprios referenciais, e não pelas nossas interpretações.
"A exclusão de um dos genitores da vida do filho constitui em anulação de uma parte dele como ser humano." (Lacan)
Quanto tempo você deve esperar antes de se casar?
Depois de dois anos de namoro e conhecendo a família um do outro, meu marido e eu decidimos que era o momento certo de levar o nosso relacionamento ao próximo nível. À medida que o dia do casamento se aproximava, os nossos nervos tomaram o controle. Era a decisão certa? Será que não precisamos de mais tempo? Será que o nosso casamento vai durar? Bem, 10 anos depois, ainda estamos juntos. Eu acho que dois anos de namoro foi o suficiente.
No entanto, nem todos os casais pensam da mesma forma. Alguns esperam uma extensa quantidade de tempo antes de unir-se em casamento. Eles querem ter certeza absoluta de que são compatíveis em todos os sentidos.
Leia13 questões que você deve saber as respostas antes de se casar
Enquanto isso, outros se casam dentro de meses após conhecerem um ao outro. Talvez seja a excitação de um novo relacionamento que os leva por esse caminho. Por exemplo, uma de minhas melhores amigas se casou cinco meses depois de conhecer o cara. Dezesseis anos e dois filhos mais tarde, eles ainda estão firmes.
Às vezes, os casais são felizes no casamento depois de estar juntos por um curto período de tempo. E outras vezes passam muitos anos de namoro, se casam e então as coisas desmoronam. Namorar por um longo tempo não funciona para todos. Cada relacionamento é diferente.
Portanto, a pergunta "quanto tempo você deve esperar antes de se casar" depende do seguinte:
1. Você conhece o outro?
Você está familiarizado com as necessidades do outro, seus desejos, gostos e desgostos. Vocês nem sempre concordam em todas as decisões, mas ainda mostram apoio e amor. Se vocês brigam, logo estão prontos para fazer as pazes e não guardam rancor um do outro. Vocês conhecem tão bem um ao outro que nenhum dos dois é facilmente ofendido.
2. O quanto ambos estão comprometidos com o relacionamento?
Vocês têm sérias discussões sobre as principais decisões. Por exemplo: quando é o momento certo para começar uma família própria, quantos filhos vocês gostariam de ter, ou onde pensam em viver.
3. Ambos estão apaixonados?
O amor é genuíno e está profundamente enraizado em seu coração. Você nunca cai em tentação. Seu parceiro é tudo para você. Você pode ver a si mesmo com essa pessoa para sempre. Vocês aceitam as falhas um do outro sem julgamento.
4. Vocês se sentem à vontade um com o outro?
Você pode falar livremente e ser você mesmo sem se sentir julgado. Vocês fazem um ao outro rir. Vocês podem dizer qualquer coisa um ao outro. Você sabe que ele ou ela não é apenas o seu parceiro, mas seu melhor amigo.
5. Vocês confiam um no outro?
Seu parceiro deixa o telefone celular por perto, mas você não tem nenhum interesse em verificar as chamadas ou e-mails de entrada ou saída. Nem sente a necessidade de espiar de qualquer outra forma, especialmente se o seu parceiro encontra os amigos depois do trabalho. Vocês querem respeitar o espaço e a individualidade de cada um.
Geralmente, isto leva mais do que alguns meses. Mas se você está seriamente apaixonado e comprometido, as coisas vão se encaixar em uma questão de tempo. Com amor verdadeiro, você vai viver um casamento feliz.
Vitória
Muitas situações contrastantes virão até você: felicidade e tristeza, vitória e derrota, louvor e difamação. Porém, permaneça calmo e estável. Não fique chateado quando alguém insulta você ou feliz apenas quando alguém o elogia. Seja vitorioso sobre todos esses aspectos. Permaneça feliz diante de todas as circunstâncias e situações. Verdade e simplicidade o tornam vitorioso. Mantenha sua própria verdade para não ser influenciado pela negatividade dos outros. Deixe que os outros sejam influenciados e transformados por sua verdade.
sexta-feira, 27 de março de 2015
Quando o amor chegar
Esta paz que sentes no peito É coisa passageira, É apenas calmaria, Prepara-te para a tempestade! Assim é a vida... Não te dará trégua, Deixar-te-á apenas descansar. O turbilhão está nascendo Em teu peito. Aquela bandida está chegando... Está invadindo tua intimidade... Já não irás dormir esta noite, Teus pensamentos serão roubados. É o amor que vem! Chega sem pedir-te licença, Acomodando-se em teu peito, É a paz dizendo adeus. Vive estes momentos de amor Como se fosse a última vez, Talvez o seja! Não te importes, Entrega-te aos braços de teu amor! Talvez amanhã possa ser tarde... Ela pode não esperar. No peito, ela carrega muito amor Pra dividir com aquele Que se atreva a amá-la. Assim como chegou Ela poderá partir... A dor se instalará no teu peito, Mas sentirás a sensação doce de saber que um dia ela te pertenceu!
Embora minha vida fosse tão difícil
você estava lá para me dar a força
entre as dificuldades do tempo
havia algo que me fazia prosseguir
Tragando-me com broncas morais
me trazendo a um enorme patamar
onde tudo que foi construído
devo a ti por assim ser feito
Pois você me alimentou a vitória
aquele desejo grande de ser
instruindo meu ser por dentro
me ensinando a viver. Anderson Poeta
domingo, 15 de março de 2015
sábado, 7 de março de 2015
Queridos pais, vocês estão fazendo o bem no mundo
Queridos pais, vocês estão fazendo o bem no mundo
Mesmo que vocês não recebam uma compensação monetária ou um grande bônus, o trabalho dos pais é um trabalho importante.
facebook twitter pinterest google+
Katelyn Fagan
122 views | 52 shares
Este artigo foi originalmente publicado no blog "What" e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger..
Queridos pais (especialmente de crianças pequenas),
Eu sei que às vezes é difícil saber se o que você está fazendo a cada dia como mãe ou pai dará frutos. Se o que você faz é um trabalho importante. Porque maternidade e paternidade não são geralmente trabalhos mensuráveis. Não ganhamos bônus por bater a meta de pôr as crianças na cama às 20:00 horas de forma consistente por uma semana. Não há um supervisor sempre presente para nos dizer se nossas táticas disciplinadoras são as melhores para se usar. Além disso, estamos de plantão durante a noite, não podemos ficar doentes, e nem ter intervalo de 15 minutos só para nos renovar quando precisamos. Além disso, nunca recebemos qualquer pagamento, mas em vez disso, parece que todo o dinheiro está sendo constantemente sugado de nós em forma de fraldas, lenços, roupas, sapatos, e montanhas de comida.
Mas, eu quero que você e todos os pais saibam que estão realmente fazendo um trabalho muito importante.
Vocês estão fazendo o bem no mundo de hoje.
Porque a caridade e o amor começam em casa.
A cada dia e em todos os dias, vocês estão agindo como discípulos de Jesus Cristo ao ser mãe e pai e cuidar de seus filhos. A cada dia vocês estão construindo o Reino de Deus. A cada fralda trocada, cada nariz limpo, cada filho alimentado, vocês estão ministrando a um filho de Deus.
"Pois eu estava com fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes: nu, e vestistes-me: Eu estava doente e me visitastes; eu estava na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? Ou quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?"
"E, respondendo o Rei lhes dirá: Em verdade vos digo que, na medida em que tiverdes feito isso a um dos menores dos meus irmãos, a mim o tendes feito" (Mt 25: 25-40).
Mães, pais, vocês não estão fazendo essas coisas todos os dias?
Todos os dias vocês alimentam seu filho com fome; fornecem-lhe água para beber; leva-os em seus braços e os faz sentirem-se amados e não um estranho; vocês os vestem ou dão-lhes a roupa; você os amamenta e os ajuda a ter a saúde de volta quando estão doentes; e quando eles estão em apuros, você os socorre e ainda os ama?
E se uma criança não é considerada como "o menor destes meus irmãos mais pequeninos" Então não sei quem poderia ser!
Vocês estão fazendo o bem no mundo de hoje.
E não importa quão pequeno possa parecer o que você faz todos os dias, isso não é só trabalho, mas um serviço para o Altíssimo Deus.
Eu sei que é difícil às vezes e em determinadas épocas do ano não nos cansarmos de nossa situação ou desafios como pais, difícil não nos cansarmos de fazer o nosso bem para os nossos filhos, mas tenha fé e lembre-se que você está ajudando pessoas a viverem, pequenas pessoas humildes que se parecem muito com você. As pessoas que são o futuro do nosso mundo. Você não está falhando.
Deus sabe todos e cada trabalho que você faz em prol dos seus filhos, dos filhos Dele.
Estamos nas mãos do Senhor aqui na terra. E Ele precisa de cada um de nós. E cada pessoa que é abençoada em ser um pai ou mãe recebe possibilidades ilimitadas para não apenas pensar em ajudar alguém, mas para ter isso como uma parte de sua vida diária. Nós podemos ser bem-intencionados em querer ajudar os outros fora de nossas casas, mas nunca em detrimento de si mesmo e sua função dentro do lar. Eu ousaria dizer que nossa função dentro do lar é mais importante do que ajudar e servir os outros fora dele. O seu dia a dia é cheio de infinitas possibilidades para servir outros. E se você levar seu filho a Cristo, e salvar a sua alma, quão grande será sua alegria!
Vida familiar de alta qualidade gera uma sociedade melhor, bons indivíduos, comunidades mais fortes, e famílias mais fiéis.
Então, por favor, deixe seu amor, caridade e bondade começarem em casa e se espalharem para muitos outros através de seu exemplo.
Aposto que você já está fazendo isso.
Parabéns por fazer o bem no mundo de hoje.
domingo, 1 de março de 2015
Na caminhada da vida, aprendi que nem sempre temos o que queremos.
Porque nem sempre o que queremos nos faz bem.
Foi preciso as dores, para que eu aprendesse com as lágrimas.
Foi necessário o riso, para que eu não me enclausurasse com o tempo.
Foi preciso as pedras, pra que eu construísse meu caminho.
Foram fundamentais as flores, para que eu me alegrasse na caminhada.
Foi imprescindível a fé, para que eu, não perdesse a esperança.
Foi preciso perder, para que ganhasse de verdade.
Foi no silencio que fui ouvido com clareza.
Pois sem provas não tem aprovação.
E a vitória sem conquista é ilusão.
E a maior virtude dos fortes é o PERDÃO.
Só você Meu amor
A vida jamais me deu oportunidade tão bela de ser feliz como estou sendo agora ao seu lado!
Ao seu lado meu amor, me sinto tão bem... Segura... Protegida... Amada...
Me sinto nas nuvens a cada momento em que juntos estamos.....
E nos momentos em que juntos não estamos, sinto seu cheiro no ar... Seu beijo... Seu abraço...
Só você conseguiu dar luz a minha vida, vida vazia...
Só você me faz feliz!
Só você será eternamente meu amor!
Meu futuro noivo e marido!
Te amo muito meu amor!
Te amo demais!
Juntos seremos mais do que felizes!
Declaração de amor para namorado
Não sei se você sabe, mas você tem dois corações: o meu e o seu. O meu coração, que na verdade é seu, bate por você, mas bate no meu peito. É ele que mantém vivo o nosso amor. E para continuar batendo, ele precisa de cuidado, de atenção, de carinho.
Você não sabe, mas este sorriso no meu rosto é seu. É seu porque ele se desenha em minha alma quando eu lhe vejo, é seu porque você é que traz a felicidade para a minha vida.
Sabe esse brilho nos meus olhos? Também é seu, porque me sinto mais viva cada vez que olho para você, porque sinto a minha vida preenchida e iluminada pela nosso amor.
Eu te amo, com todo o meu corpo, com toda a minha alma. Se uma certeza eu tenho na vida, é que nós fomos feitos na mesma forma, nós nos completamos, nós somos um.
Você é o meu bem maior.
Podem existir mil obstáculos, mas nada fará com que
meu amor por ti morra.
Atravessarei até os maiores mares, mas não existirá água
suficiente que afogue o amor que sinto por você.
Subirei até a montanha mais alta do mundo, só para te ver,
e de lá gritarei seu nome para ver se me ouve, e se me ouvires,
direi uma só frase:
Eu te amo.
E quando o vento passar, levará consigo o que eu disse, e quando
ele soprar em seu ouvido, escutarás junto ao vento:
Eu te amo.
E toda vez que o vento soprar em seu ouvido, não será só apenas
o vento, mas eu dizendo que te amo.
Assinar:
Comentários (Atom)

