HORA CERTA

sábado, 27 de dezembro de 2014

Na união estável, companheiro tem direito a receber pensão?

? Exame.com Exame.com Editado por Priscila Yazbek 16/12/2014 Casal abraçado na cama: Internauta vive há 11 anos em uma união estável e pergunta se teria direito à pensão em caso de falecimento do companheiro © Lynda Sanchez/Flickr Casal abraçado na cama: Internauta vive há 11 anos em uma união estável e pergunta se teria direito à pensão em caso de falecimento do companheiro Dúvida do internauta: Eu vivo em uma união estável há quase 11 anos. Sobre a divisão dos bens em caso de separação e herança dos bens em caso de morte de alguma das partes entendo que é bem parecido com o casamento no regime de comunhão parcial. O que eu gostaria de saber é se no caso de morte de uma das partes a outra teria direito a receber pensão (aposentadoria) como acontece no casamento civil. Resposta de Rodrigo Barcellos*: Sim. Nos termos da Lei 8.213/1991, que regula os planos e benefícios da Previdência Social, são beneficiários do regime, na condição de dependentes do segurado: “o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente” (art. 16). O parágrafo terceiro deste mesmo artigo 16, estabelece que "considera-se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada, mantém união estável com o segurado ou com a segurada, de acordo com o § 3º do art. 226 da Constituição Federal". Assim, em caso de falecimento do segurado, a pensão por morte será devida ao conjunto de dependentes, inclusive ao companheiro(a) que vivia em união estável (art. 74). O rateio da pensão entre companheiro(a) e filhos será em partes iguais (Art. 77). Completando o filho 21 anos, a parte dele se reverterá aos demais (art. 77, § 1º). Para comprovar a união, recomenda-se lavrar uma escritura pública declaratória de união estável em um Cartório de Notas. *Rodrigo Barcellos é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e mestre em direito comercial, pela Universidade de São Paulo (USP). É autor do livro "O Contrato de Shopping Center e os Contratos Atípicos Interempresariais", publicado pela editora Atlas. Sócio do escritório Barcellos Tucunduva Advogados, atua nas áreas de Família, Sucessão, Contratos e Contencioso. Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, investimentos e herança para seudinheiro_exame@abril.com.br.
“Bom dia, amor! Por sua causa eu tenho lindos sonhos para sonhar. Por sua causa, minha vida está cheia de amor. E hoje mais do que nunca, te amo como nunca!”
Aquele momento que você está com muito sono, mas não quer ir dormir, porque você está falando com uma pessoa que ama muito.”
“Te amo. Com todas as letras, palavras e pronúncias. Em todas as línguas e sotaques. Em todos os sentidos e jeitos. Com todas as circunstâncias e motivos. Simplesmente, te amo.”

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O nosso caminho é feito Pelos nossos próprios passos... Mas a beleza da caminhada... Depende dos que vão conosco! Assim, neste NOVO ANO que se inicia Possamos caminhar mais e mais juntos... Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAÚDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR. O ano se finda e tão logo o outro se inicia... E neste ciclo do "ir" e "vir" O tempo passa... e como passa! Os anos se esvaem... E nem sempre estamos atentos ao que Realmente importa. Deixe a vida fluir E perceba entre tantas exigências do cotidiano... O que é indispensável para você! Ponha de lado o passado e até mesmo o presente! E crie uma nova vida... um novo dia... Um novo ano que ora se inicia! Crie um novo quadro para você! Crie, parte por parte... em sua mente... Até que tenha um quadro perfeito para o futuro... Que está logo além do presente. E assim dê início a uma nova jornada! Que o levará a uma nova vida, a um novo lar... E aos novos progressos na vida! Você logo verá esta realidade, e assim encontrará A maior Felicidade... Recompensa... Que o ANO NOVO renove nossas esperanças, E que a estrela crística resplandeça em nossas vidas E o fulgor dos nossos corações unidos intensifique A manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias! E que o resplendor dessa chama Seja como a tocha que ilumina nossos caminhos Para a construção de um futuro, repleto de alegrias! E assim tenhamos um mundo melhor! À todos vocês companheiros(as) que temos o mesmo ideal, Amigos(as) que já fazem parte da minha vida, Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO Lhes sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas. Muita Paz em seu contínuo despertar!
Festejar, comemorar, comer e beber bastante nas festas de final de ano não é o que engorda, o que realmente engorda não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, e sim, aquilo que comemos entre o Ano Novo e o Natal.
Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo.
Que a chuva da paz, esperança, felicidade e amor caiam ao seu redor façam brotar somente a prosperidade de um novo ano.

sábado, 20 de dezembro de 2014

“Quando eu vi você tive uma ideia brilhante. Foi como se eu olhasse de dentro de um diamante e meu olho ganhasse mil faces num só instante.”
“Quando eu vi você tive uma ideia brilhante. Foi como se eu olhasse de dentro de um diamante e meu olho ganhasse mil faces num só instante.”

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

as-coisas-que-realizamos “As coisas que realizamos, nunca são tão belas quanto as que sonhamos. Mas às vezes, nos acontecem coisas tão belas, que nunca pensamos em sonhá-las. Para mim aconteceu… você!”
Oi meu amor! Se eu pudesse, eu teria dito desde a primeira vez que te vi o tamanho do amor que tenho por você. Mas, como não tive coragem até agora, vou tentar expressar um pouquinho do meu sentimento por você… Eu te amo muito. Muito mesmo! Você é a melhor coisa que já me aconteceu. Você é a melhor poesia já composta, a melhor canção já tocada, a melhor imagem já pintada. Eu sou uma pessoa de sorte por ter conhecido você! Eu te amo mais do que minha vida, mais do que o meu mundo. Eu te amo mais e mais a cada dia. Para sempre te amarei,
“Quando eu penso em você sinto uma vontade de ir correndo te encontrar e matar essa saudade. Boa noite meu amor!”

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Quem me dera!

Share on facebookShare on twitterShare on emailShare on pinterest_shareMore Sharing Services7 carnavalQue todo final de semana fosse carnaval, Que toda sexta-feira tivesse festa, Que todo ser humano fosse sincero, Que todo homem fosse digno, Que todo marido fosse fiel, Que todo namorado fosse carinhoso, Que toda amiga fosse verdadeira, Que todo mundo fosse feliz, Que toda chuva fosse de verão, Que todo livro tivesse final feliz, Que toda família fosse unida, Que todo problema tivesse solução, Que toda viagem fosse incrível, Que toda decisão fosse fácil, Que toda nuvem fosse de algodão doce, Que dinheiro nascesse em árvores, Que os adultos tivessem a pureza das crianças, Que toda praia fosse deserta, Que toda carta fosse de amor, Que todo pai fosse companheiro, Que toda mãe fosse compreensiva, Que cada estrela fosse um desejo a realizar, Que todo sonho fosse doce, Que a única escola fosse a vida, Que toda esperança fosse real, Que toda luta fosse justa, Que o único vício fosse a alegria, Que toda lua fosse cheia, Que todo amor fosse eterno…

Você II

Nunca deixe de fazer algo de bom que seu coração lhe pede. Com o tempo poderá passa as oportunidades, mas também lembre-se de que. Meta: A gente enfrenta. Caminho: A gente inventa. Desafio: A gente enfrenta. Vida: A gente inventa. Saudades: A gente mata. Sonhos: A gente realiza!!! Desejo para você o melhor da vida. A felicidade!!! E nunca, nunca tenha medo de ser feliz…

domingo, 7 de dezembro de 2014

O casamento

casamentooO casamento se aproximava rapidamente. Nada diminuía sua alegria. Nem mesmo o divórcio complicado de seus pais. Sua mãe encontrara o vestido perfeito para usar e seria a mais bem vestida mãe de noiva jamais vista! Uma semana depois, Jennifer soube horrorizada, que a nova e jovem mulher de seu pai tinha comprado o mesmo vestido de sua mãe. Jennifer lhe pediu para trocá-lo, mas ela se recusou: “De modo algum, eu fico linda nesse vestido e vou usá-lo”, foi a resposta da moça. Jennifer contou para a mãe que ouviu a notícia muito tranquila: “Não se incomode, filha, eu compro outro vestido. Afinal, é o seu dia.” Alguns dias depois as duas saíram para as compras e a mãe comprou outro lindo vestido. Quando pararam para almoçar a moça perguntou: “Mãe, você não vai trocar aquele primeiro vestido? Você não tem outra ocasião para usá-lo.” A mãe sorriu e respondeu: “Claro que tenho, querida… Vou usá-lo no jantar do ensaio, na noite anterior à cerimônia.”

sábado, 6 de dezembro de 2014

Vale a pena

Vale a pena a tentativa e não o receio; Vale a pena confiar e nunca ter medo; Vale a pena encarar e não fugir da realidade… Ainda que haja fracasso, vale a pena lutar. Vale a pena discordar do melhor amigo e não apoiá-lo em suas atitudes erradas; Vale a pena corrigi-lo; Vale a pena encarar-se no espelho e ver se esta certo ou errado; Vale a pena procurar ser o melhor e aí… Vale a pena ser o que for… Enfim… Vale a pena viver a vida, já que a vida não é tudo que ela pode nos dar. Mas sim tudo o que podemos dar por ela.

Aventura

Depois da aventura de ter encontrado você, senti que tudo ficou diferente em minha vida. Espero que este ano possamos estar juntos no Dia dos Namorados quando vamos comemorar o aniversário de nosso namoro. Deus colocou em minha vida uma pessoa maravilhosa, você veio para acabar com a indisfarçável carência que me acompanhava até então. A partir desse dia eu realmente me transformei numa pessoa alegre e feliz que não sente mais nenhum complexo. Hoje sou comunicativa e jovial, diferente daquela chata e mal humorada. Agora sou feliz porque te quero e junto de você me sinto completamente realizada. Te amo tanto e esse amor faz de mim uma mulher que agora esta conhecendo a verdadeira felicidade. Você sim foi o responsável por toda essa transformação e não canso de dizer que você é uma pessoa linda, que corresponde satisfatoriamente ao meu amor. Agora que eu sinto toda a alegria que a sua presença traz a minha vida, espero poder estar com você para celebrar consigo a existência do nosso amor, e toda felicidade que você me proporciona. Quero nesta data querida estar junto com você para trocar beijos e abraços, na comemoração mais íntima e feliz.

As três atitudes

1 – A do vaso, que retém e não dá nada. 2 – A do canal, que dá e não retém. 3 – A da fonte, que produz, dá e retém. Existem seres humanos-vaso, cuja única meta é armazenar conhecimentos, objetos e dinheiro. São aqueles que acreditam saber tudo que há para saber: ter tudo o que há para ter e consideram sua tarefa terminada quando concluíram o armazenamento. Não podem compartilhar sua alegria nem por a serviço dos demais os seus talentos, nem sequer repartir conhecimento. São extraordinariamente estéreis, servidores do seu egoísmo, carcereiros de seu próprio potencial humano. Por outro lado existem os seres humanos-canal, são aqueles que passam a vida fazendo e fazendo coisas. Seu lema é: “produzir, produzir e produzir”. Não estão felizes se não realizam muitas atividades e todas com pressa, sem perder um minuto. Acreditam estar a serviço dos demais, fruto de sua neurose produtiva, quando, na verdade, agir sem parar é o único modo que têm de acalmar suas carências; dão, dão e dão; mas não retêm. Seguem dando e se sentem vazios. Mas também podemos encontrar seres humanos-fonte, que são verdadeiros mananciais de vida. Capazes de dar sem se esvaziar, de oferecer sua água sem terminarem secos. São aqueles que nos salpicam “gotinhas” de amor, confiança e otimismo, iluminando com seu reflexo nossa própria vida. Com qual você se identifica?

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

7 coisas a saber antes de se casar com uma pessoa divorciada e com filhos

Erika Strassburger Borba Se você deseja formar uma família com uma pessoa que já foi casada e teve filhos desse casamento, você precisa ter em mente o seguinte: 1 – Sobre a relação dela com o ex-cônjuge Precisa compreender quão importante é para ela manter contato e se relacionar bem com o ex-cônjuge para o bem dos filhos. Se você tentar limitar esses contatos ou impor condições que acabem prejudicando a relação com os filhos e com o ex-cônjuge, vocês terão muitos problemas em sua relação. Não há espaço para o egoísmo e ciúmes em uma relação dessa natureza. 2 – Sobre pensão alimentícia O pagamento de pensão alimentícia aos filhos normalmente é aceito prontamente. O problema maior é quando o ex-cônjuge precisa ser assistido por um tempo, até que consiga se estabilizar financeiramente. Nesse ínterim poderão surgir desentendimentos entre vocês, principalmente se você contribui igualmente para as despesas da casa. Caso vocês enfrentem reveses financeiros, ainda que a assistência ao ex tenha findado, a questão "pensão alimentícia" poderá entrar em pauta, acabando em desentendimento e cobranças em relação à quantia paga ou sobre a forma como o dinheiro está sendo utilizado. Você precisa não somente compreender, mas apoiar seu futuro marido ou esposa no cumprimento de suas obrigações financeiras para com seus filhos e/ou o ex-cônjuge. É algo de que você precisa estar ciente antes mesmo que o namoro fique sério. 3 – Sobre sua relação com os filhos dele É sua obrigação não só estimular o relacionamento dele com os filhos, como esforçar-se para ter o melhor relacionamento possível com essas crianças. Muitas vezes a reação das crianças em relação ao novo casamento do pai ou da mãe pode ser muito negativa. Por isso, é imperativo que você exerça paciência e se esforce para compreender e amar essas crianças. E, se vier a ter seus próprios filhos neste casamento, cuidar para não colocá-los à frente dos meios-irmãos no relacionamento com o pai ou a mãe deles. 4 – Sobre a rotina, o espaço e as regras da família É importante que você empregue todos os esforços a fim de se adaptar à rotina daquele lar, não importa se seu pretendente tem a guarda dos filhos ou se eles vêm de vez em quando. Uma mudança dessa natureza mexe muito com o emocional das crianças. Elas precisam sentir-se seguras em relação à escolha da mãe ou do pai. Precisam ter certeza de que não perderão espaço, não só espaço físico, mas espaço na vida do progenitor. Outra questão importante diz respeito às regras da família. Certa vez, ouvi um homem, que namorava uma mulher com filhos, dizer que quando se casasse com ela muitas coisas iriam mudar naquela casa. Tal atitude traria problemas para o seu relacionamento com as crianças e com o futuro cônjuge. Poderia, ainda, gerar conflitos com o ex-cônjuge da parceira. Qualquer mudança jamais deve ser imposta, mas muito bem conversada e apoiada por todos os envolvidos, principalmente por aqueles que têm maturidade para entender o que está acontecendo. 5 – Sobre ter ou não mais filhos É uma questão importantíssima a ser tratada, em minha opinião, antes mesmo de se iniciar um namoro. Muitas pessoas que tiveram filhos de outro casamento, por questões de saúde ou outras questões, não podem ou não querem ter mais filhos. É algo que precisa ser esclarecido desde o início para não haver frustração e desentendimento futuro. 6 – Sobre a necessidade que ele terá de lhe conhecer muito bem Aí está algo que acontece muito. Uma pessoa que já foi casada, principalmente se teve desilusões no casamento anterior, desejará conhecer muito bem seu pretendente antes de trocar alianças. Por essa razão, ela pode demorar um pouco para aceitar o pedido de casamento e pode fazer algo não tão agradável: investigar a vida do seu pretendente. Quem namora uma pessoa divorciada, principalmente se também for divorciado, deve estar preparado para ter sua vida investigada. Se isso acontecer com você, acredito que, se não tiver nada a esconder, você não vai, ou, pelo menos, não deve se ofender com essa atitude. 7 – Sobre usar o ex-cônjuge como parâmetro Querendo ou não, o ex-cônjuge será sempre usado como parâmetro para determinar o que é aceitável ou não no futuro parceiro. Não que ele ou ela esteja buscando em você atributos que gostava no ex. Geralmente é o contrário. Ele(a) tenderá a rejeitar suas características ou atitudes similares às do ex, quando elas motivaram brigas e desentendimentos. É uma atitude natural, pois é uma forma de evitar que os erros se repitam e acabem novamente em divórcio. Como dá para perceber, entrar na vida de uma pessoa divorciada e com filhos não é tão fácil quanto se pensa. Certamente haverá obstáculos. A maioria deles, porém, é galgável. Cabe a você, primeiramente, analisar se é isso mesmo que quer para a sua vida. Caso seja, dar sua contribuição para que o novo lar seja um lugar de paz, equilíbrio e compreensão. E trabalhar com afinco conquistar um espaço merecido no coração de cada membro da família. O amor opera milagres.

3 formas de ser a melhor esposa que existe

Izabel Torquato Acredito que se pode construir um relacionamento feliz somente a partir do momento em que se constrói um relacionamento com a deidade. Ou seja, tudo em nossa vida tem um significado. Um grande exemplo disso é que a Terra gira em torno do Sol, nossas vidas então deveriam também girar em torno da luz e da verdade. Partindo desse pensamento, posso então definir três formas para nós, mulheres, chegarmos a ser a melhor esposa que existe: 1. Natureza divina Buscarmos nossa identidade como filhas de um Pai Celestial que nos ama e quer nossa felicidade. Com essa certeza, nossos pensamentos tornam-se mais espirituais e celestes. O que o mundo necessita não é de mulheres nuas expondo sua aparência, e não sua essência. Claro que para ser uma esposa atraente, devemos cuidar sim de nosso bem-estar físico. Algumas mulheres se deixam guiar por uma concorrência com o homem. Mas nós, mulheres, já nascemos com nosso lugar especial, de adjutora e procriadora. Somente necessitamos compreender nossa natureza e grau de importância na vida e com nossos semelhantes. 2. Feminilidade Isso é primordial, seja alta, magra, um pouco acima do peso, muito acima do peso, fofinha, fofucha (bem, isso é algo que já vimos no parágrafo acima), sentir-se mulher e mostrar sua importância, a rara beleza que transcende e vai além de sua aparência. Às vezes nós, mulheres, quando vemos aquele homem lindo e maravilhoso aos nossos olhos ao lado de uma mulher que não tem uma aparência significativa, perguntamo-nos o que ele viu nela. Essa é a chave, esse homem enxergou sua verdadeira natureza e nada mais lindo do que uma mulher feminina, recatada, honesta, virtuosa, que busca sempre mostrar que é honrada. 3. Valor individual Muitas vezes, escutei a expressão “quero uma mulher de família” ou "aquela pessoa é para casar", ou ainda, "aquela é só para ficar!". Quantos rótulos que se recebe! Isso me faz recordar de Maria Madalena (João 8:1-12), aquela que todos queriam apedrejar, e somente o Mestre viu nela sua natureza divina, chamou-lhe a atenção sobre seus erros ao ter usado sua feminilidade de modo incorreto, assegurando-lhe seu valor como mulher e com o amor mais sublime. Naquela situação, Jesus ficou quieto e com sabedoria, sem levantar-se ou gritar, mostrou como nós mulheres devemos ser tratadas e amadas, mesmo quando cometemos erros. Que grande exemplo! Então, aprendemos que o sexo é a demonstração mais linda de amor entre homem e mulher, e deve ser mantido dentro dos laços do matrimônio, porque fora dele, acreditem, nenhum homem valorizará você. No dia em que houver mulheres dispostas a terem uma vida digna, dando exemplo ao mundo masculino de que não somos objetos de prazer e satisfação, seremos a esposa ideal. Precisamos ser aquela que desenvolve seus dons e talentos, valoriza o aspecto familiar, que busca luz e verdade constantemente, tendo relacionamento verdadeiro com nosso Pai Celestial, ajudando a formar nações que possam orgulhar-se das mulheres. Nós, mulheres, somos também responsáveis pelo mundo atual.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Coisas que toda mulher gostaria que você soubesse, mas nunca vai lhe dizer

Shannon Symonds "Um dia meu príncipe virá…" são as palavras cantadas por Adriana Caselotti no filme Branca de Neve da Disney. Em sua voz doce, ela descreve o nosso sonho de infância de um príncipe bonito, feito só para nós, que nos ama loucamente e nos carrega para longe dos problemas para um castelo seguro e bonito. Cinderela estava certa, "Um sonho é um desejo que seu coração faz." Ansiosamente, crescemos esperando por um príncipe em um cavalo branco, enquanto namoramos meninos magrinhos com acne e que tiveram que pedir o carro emprestado para sua mãe. Eventualmente, um desses meninos cresceu em maturidade, roubou nosso coração e começamos a construir o nosso próprio reino juntos. Mas você encontrou o seu felizes para sempre? Com o passar dos anos passamos a aceitar as coisas como são e deixar de lado os sonhos de infância. Mas, ainda assim, em algum lugar lá no fundo, muitas de nós carregamos um sonho, apenas um pequeno desejo por algo mais. Se você pudesse abrir seu coração e procurar em lugares empoeirados escondidos, qual seria o seu sonho? Você teria coragem de tirar o pó dele e pedir ao seu marido ou parceiro para torná-lo realidade? Você se pergunta se você quer a mesma coisa que outras mulheres querem? Eu pedi às mulheres para me dizer o que secretamente desejavam, mas tinham medo de pedir. A resposta mais consistente incluía alguém que fosse confiável e fizesse coisas românticas. Uma mulher disse que o que ela mais ama é quando seu marido "…me abraça no final de um dia longo e difícil e me ama incondicionalmente." Rita Watson, MPH em um artigo nesta revista, listou os quatro maiores desejos românticos de homens e mulheres. Ela disse que o desejo romântico número um que as mulheres têm é estar em um relacionamento amoroso e sério ou, "Essencialmente, as mulheres acreditam em um relacionamento 'nós' ao invés de um relacionamento 'eu'." Rita citou Randi Gunther, Ph.D. "'Nós' é um estado de mente e coração. Significa que aonde quer que um dos parceiros esteja, o outro está presente em seus pensamentos. Casais que se consideram um 'nós' agem dessa forma. Quando você conversa com casais que vivem com e no coração de seu amado, você experimenta esse compromisso em todos os sentidos que se apresentam. Eles comunicam um orgulho de pertencer ao seu parceiro. É um poderoso sentimento de nós' sobre alguém ou algo mais." Então, como podemos achar esse estado de espírito 'nós'? Encontramos um parceiro e cônjuge seguro em quem nós confiamos. Trinity compartilhou o que ela queria. Ela disse: "Lealdade e compaixão." Lealdade, fidelidade, confiança e integridade; todos são parte de um relacionamento seguro. Alice, Andrea e outras falaram sobre seu desejo secreto de ser mimada, mas também se sentirem seguras. Andrea disse: "Eu acho que, para mim, é ser mimada de vez em quando. Não para ser servida nem nada, mas para ser oferecida uma massagem, a chance de tirar um cochilo, apenas uma hora do sentimento de que o mundo inteiro não está sobre seus ombros…" Alice disse: "Duas coisas: de vez em quando ser cuidada, como Andrea disse. E segundo: que eu preciso de um tempo para mim mesma." Trish amou quando seu parceiro ajudou na casa e a apoiou. Janet falou sobre o compromisso e o investimento profundo que vem com ele. Chelle acredita em ser amada. Jubilee compartilhou sua apreciação pela boa vontade de seu marido de deixá-la desabafar e não julgá-la por isso. Bernice quer tempo e compreensão. Pedidos diferentes com o mesmo tema - segurança e amor. Brene Brown, autora de "The Power of Vulnerability" (A força da vulnerabilidade) falou sobre conexão, que é algo que todos nós almejamos, e como viver plenamente. Ela disse, "As pessoas que têm um forte sentimento de amor e aceitação acreditam que são dignos dele." Ela também disse que a vergonha e o medo nos impedem de se sentir dignos de amor e aceitação. Quando estamos seguros, podemos ser autênticos. Quando somos autênticos e vulneráveis, há oportunidade para conexão. Brene explicou que, "…O que nos torna vulneráveis, nos torna bonitas". Ela termina com "…deixar-se ser visto, profundamente, vulneravelmente, amar com todo nosso coração mesmo que não haja nenhuma garantia, praticar gratidão e alegria, acreditar que somos o suficiente. Quando trabalhamos a partir de um lugar que diz que somos suficientes, então vamos parar de gritar e começar a ouvir. Nós somos mais gentis e amáveis com as pessoas ao nosso redor e nós mesmas." Em outras palavras, ao ser vulnerável somos vistos e vemos os outros de um lugar autêntico e verdadeiro. Conhecer um ao outro melhor leva a mais compaixão e comportamento empático. Então, como podemos encontrar esse lugar seguro nos braços de nosso Príncipe Encantado? Talvez tenhamos de assumir um risco e pedir. Oprah Winfrey disse, "Você recebe nesta vida aquilo que você tem coragem de pedir." "Nós" é um estado de espírito. Talvez seja hora de perguntarmos a nós mesmas o que precisamos. O que você precisa? Existe um desejo secreto que você carrega no fundo de seu coração? Talvez hoje seja o dia de encontrar sua coragem, ser vulnerável e compartilhar seu lado autêntico e sonhos. Você nunca sabe. Talvez, apenas talvez, se você compartilhar seu desejo, a resposta será sim, e seus sonhos se tornarão realidade. E talvez, apenas talvez, você vai descobrir que seu parceiro também tem um desejo e um sonho. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Things every woman wishes you knew but will never tell you.

O que fazer para não entrar ou para sair do inferno de um triângulo amoroso

Chris Ayres De acordo com o artigo Por que os cônjuges traem, lamentavelmente mais da metade de homens e mulheres traíram ou trairão seus cônjuges. Vamos analisar algumas situações reais: Um casal se apaixona, namora, casa, tem filhos. Um dia, a esposa descobre que o marido a trai, e já tem até um filho com outra pessoa. Ele não quer se separar, mas dorme fora de casa às vezes e a esposa não sabe o que fazer, pois depende dele, contra sua vontade. Uma mulher sofre abuso e passa por um divórcio traumático, trabalha com um homem muito cavalheiro que está com problemas no casamento. Como passam o tempo juntos, uma amizade entre eles nasce. Ele passa a contar sua versão dos problemas maritais a ela, ela passa a ver nele um confidente, até que ficam juntos uma noite, e na outra também. Ela se sente mal com essa situação, mas como acabou de sair de uma relação conturbada, ainda tenta refazer a vida, acha a ocasião perfeita, pois não quer maior envolvimento enquanto ele também não pensa em se divorciar da esposa. Um homem sai com várias mulheres enquanto é solteiro, seja pela facilidade e oportunidade ou pela necessidade de "ter algo novo" quando enjoa do que já tem. Um dia, apaixona-se por uma mulher diferente, linda, inteligente e se esforça para ser monogâmico, terminando o relacionamento com as outras. Casa-se, tem filhos com sua amada. Com o passar do tempo, ela muda, é claro, há responsabilidades, partos e tudo mais. Ele já não a acha tão atraente, e já não nega a possibilidade de se envolver com outra pessoa fora do casamento, já que continua tendo a oferta e facilidade através do trabalho ou outras situações. Aproxima-se de outras numa oportunidade qualquer e começa a trair. Seja um inocente flerte com um colega de trabalho, uma noite com alguém disponível ou um caso extraconjugal assumido, há pontos comuns entre os casos relatados acima: Alguém sempre se sentirá traído na situação. Alguém possui autoestima baixa e consequentemente acaba aceitando envolver-se em situações desse tipo. Alguém não leva o convênio do casamento e o comprometimento com a família a sério, muitas vezes culpando a outra parte na relação. Triângulos ou mesmo retângulos amorosos são relacionamentos disfuncionais que podem causar a destruição de famílias e gerações inteiras, além da depressão, estresse, vergonha, ansiedade, raiva, culpa, trauma, e mesmo alguns problemas mentais mais acentuados. Quanto mais uma pessoa conviver com essa situação, maior será o trauma e maiores serão os efeitos em sua saúde mental, principalmente se a parte traída já sofreu abuso na infância ou outro tipo de traição. Os filhos de relações deste tipo também assumem as mesmas disfunções mentais, proliferando o estigma do adultério por gerações. Seja nos romances trágicos de Shakespeare, nas novelas e filmes que vemos, o triângulo amoroso dá pano de fundo para situações consideradas praticamente normais. Quantas vezes nos pegamos torcendo para o marido deixar a "esposa megera" e ficar com a "amante boazinha"? Os exemplos que vemos mundo afora levam a famílias destruídas, vingança – quando a parte traída trai também e ambos saem machucados na relação – e até a crimes passionais. Há realmente desculpa para trair? Qualquer problema entre marido e mulher pode ser resolvido se ambos fizerem sua parte. As dificuldades na vida a dois podem ser resolvidas se ambos se unirem e trabalharem juntos. As investidas de pessoas de fora do casamento podem ser negadas e o foco pode ser na fidelidade que se prometeu quando assumiram a relação. As diferenças podem ser trabalhadas e juntos podem entrar num acordo. Se houver traição, o arrependimento sincero de uma parte e o perdão sincero da outra parte podem fazer milagres em prol da família. Para pessoas religiosas que valorizam os convênios feitos num altar, a obediência ao mandamento "Não adulterarás" é requisito para a felicidade do casamento. Como se livrar de ser parte de um triângulo amoroso e curar a ferida da traição? É uma estrada de mão dupla. Ou seja: O traidor precisa assumir a responsabilidade por seus atos e arrepender-se, pedir perdão, e fazer a restituição do erro com a parte traída, e deixar definitivamente de lado a vida dúbia. Em alguns casos, precisa fazer a restituição com o sujeito usado para a traição também. O traído precisa saber perdoar. Quando o traidor pede perdão e faz a restituição do erro, a responsabilidade agora é da parte traída de perdoá-lo e tentar não olhar para trás a cada chance que tiver. Um estudo feito pela Universidade de Oregon e coordenado pela psicóloga Christina Gamache Martin em 2011 concluiu que: Se o traidor se tornar defensivo ou hostil ou ainda tentar justificar seus atos culpando o traído, é menos provável que o traído consiga perdoar e consequentemente esquecer o que houve. A grande maioria dos casais que conseguiram passar por cima de uma traição, isto é, onde o traidor arrependeu-se sinceramente, mudou de realidade, o traído perdoou e juntos venceram as barreiras do trauma, tiveram uma melhora na relação a dois e no casamento em si, tendo uma visão mais realista um do outro. Quando o traidor assume, arrepende-se sinceramente, pede perdão e abandona o comportamento o traído sente-se menos traído e o processo do perdão é menos doloroso. O objeto da traição, no caso o amante do traidor, tem duas escolhas: Pode assumir suas próprias falhas, sabendo que não deveria ter entrado numa relação com uma pessoa casada, ou pode culpar o traidor por ter lhe procurado, e não notar que sua autoestima baixa não lhe preveniu de sair em tempo da situação. Considerações a levar em conta Traições machucam um casamento como nenhum outro problema e formam as feridas mais difíceis de serem curadas. Mas, se vistas como uma via de mão dupla, onde tanto traidor como traído comprometem-se em salvar a relação, o casamento poderá sobreviver e florescer novamente. Se você passou ou está passando por isso, analise a situação. Esse é um dos problemas mais difíceis de uma relação amorosa, embora não seja o único, nem o pior. Os que passam por ele, seja lá como o resolveram, precisam aprender algo: alguém sempre sairá machucado da história, sem falar nos filhos e famílias envolvidas. Seja você o traidor, o objeto da traição, ou a parte traída, pratique o perdão. Isso ajuda a salvar seu casamento e também a conhecer e apreciar mais a relação a dois, a conhecer melhor seu cônjuge e a si mesmo. Se o casamento acabou por causa disso, pratique o perdão da mesma forma, pois o perdão tem o poder de curar suas feridas mentais e facilitar a convivência quando necessária, principalmente se houver filhos. Se você é a parte traída, não coloque a culpa em você mesmo, nem aceite-a. Isso evita piores traumas, outros problemas mentais e feridas emocionais, e a ordem é ser feliz, seja com a pessoa ou com outra. Se você é a parte que está traindo, não importa como entrou nessa situação, seu casamento existe porque um dia foi bom. Leia o artigo 10 formas de reconquistar a confiança de seu conjuge e restaure sua família. Enfim, se você está entrando ou vivendo um triângulo amoroso, saia já do que trará consequências irreversíveis por gerações. Fuja do que se tornará um inferno num futuro bem próximo.