HORA CERTA

domingo, 18 de novembro de 2012

Quando é hora de amar


Quando o suspiro superar a palavra. Quando o coração bater mais forte do que o som ao redor. Quando as pernas bambearem mais do que em dia de prova escolar. Quando nada mais é motivo de concentração do que as lembranças do tempo juntos. Quando as mãos suarem mais do que dia de academia, saberá que chegou a hora do amor.
Ela vem sem pedir, sem julgar, sem pestanejar e cheia de sentimento. Como a utilizaremos é problema - ou solução - nossa, mas que ela estará ali disponível para nosso bel prazer não há dúvidas. Deixe de lado o temor de perda, de sofrimento, de repeteco de uma relação ruim anterior e tenha coragem para fazer sua própria história.
Como diria minha avó, use as melhores roupas sempre, nunca saberá que hora encontrará o amor da sua vida. Vou além. Vista-se internamente com os melhores sentimentos e auto estima possíveis. Nunca saberá quando será a hora de abrir-se. Então, nada melhor que preparar um embrulho cheio de segurança, amor e perfume para quem lhe encontrar. Se não der certo a relação pelo menos estará com perfume nas mãos, segura de si e pronta para outro.

Louco é quem não ama por medo de amar



Acho e sempre acharei que é nos relacionamentos onde realmente crescemos. Nele somos colocados frente a frente com nossos maiores defeitos. Percebemos que nossas qualidades nem são tão grandes assim. E nos mostramos – mesmo que de início role um belo de um baile de máscaras – quem somos verdadeiramente. Perigoso como viver pisando em ovos. Mas antes isso do que o isolar-se por temer a vida.

Viver é para os fortes. Amar é para os super fortes. Todo amor dói, machuca. Se assim não o for repense se está mesmo diante de um amor ou de uma reles paixão ou que dirá coleguismo. Uma relação que realmente nos faz passar o dia diante de uma frase atravessada durante o café da manhã ou de um suspiro fora de lugar numa ligação no meio da tarde pode até não durar para sempre, mas certamente deixará marcas muito mais significativas do que o café com leite de muitos ditos amores.

Relacionar-se é temer, é respeitar, é exemplificar, é viver por morrer de amor, é chorar, amar, rolar, reinventar a si mesmo. É tudo isso e muito disso. Fácil não é. Adorável ao cubo certamente. E duvido que alguém que diante de uma mistura de tantos sentimentos ainda assim não o prefira à água morna da solidão.

Como saber quando se está apaixonado?



Estar apaixonado é experimentar um turbilhão de emoções, muitas vezes contraditórias e volúveis, como medo, insegurança e dúvidas. Mas à medida que o casal vive intensamente essa relação, provoca um “embaçamento” da visão crítica do outro.
Vejamos os três principais estágios que os pesquisadores têm identificado nos apaixonados.
No 1º. estágio - desejo e sentimentos românticos - a testosterona, estrógenos e endorfinas comandam o “cair de quatro” da paixão. Já está no nosso DNA desde os tempos dos nossos ancestrais há milhares de anos: a proposta evolutiva desta etapa é a união do casal; ela cria uma forte atração física e desejo sexual. Neste estágio as endorfinas inundam o seu cérebro e você fica imersa em intensas sensações de prazer e felicidade. Seu parceiro é perfeito, ideal e faz tudo por você. Você se sente “abobada” e até “alta” (semelhante ao sentimento que você tem após comer um delicioso e ansiado chocolate ou após um exercício físico extenuante (já ouviu falar do “barato do atleta”?). Enfim, você se sente completamente enfeitiçada(o).
No 2º. estágio – a atração física – você pode perder o apetite, ter insônia, pensar (quase) 24 horas por dia no(a) eleito(a), sonhar com ele(a) no ônibus, durante as reuniões, e no banho. Nesta etapa os hormônios dopamina, noradrenalina, e serotonina estão correndo através do seu corpo e cérebro. A atração física é intensificada pelos cinco sentidos, especialmente a visão...Você também tenta “modelar” o seu parceiro como o “ser ideal” para você. Mas ao mesmo tempo o relacionamento vai progredindo e vocês se tornam mais realistas. O feitiço do idealismo vai se enfraquecendo gradativamente e uma ligação, o afeiçoamento e a intimidade começam a ser construídos.
E finalmente, no 3º. estágio – ligação emocional ou aceitação incondicional – você começa a enxergar criticamente as qualidades e defeitos do seu parceiro, e vocês decidem se querem construir uma vida juntos. As briguinhas acontecem e são testes para averiguar como cada um lida com conflitos e divergências. Nesta etapa as separações são comuns, pois cada um pode decidir que “investir” na relação não vale a pena, e é melhor seguir a fila, pois esta anda...

domingo, 4 de novembro de 2012

Aliança eterna do casamento

- Aliança com Deus
Os casais cristãos tem uma aliança perpétua com Deus e com seu cônjuge. Eles se amam, amam a Deus e a sua família. Eles andam segundo o padrão bíblico para os lares.

- O casamento é indissolúvel
“Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Marcos 10:9).

- A submissão é mútua
Cada um se submete aos desígnios de Deus para o matrimônio, ou seja, cada um exerce sua função e seu papel dentro lar como o Senhor instruiu. Antes de tudo devemos estar “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Efésios 5:21).

- Todos os atos devem ser em amor
“…tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17).

- Não existe egoísmo no matrimônio
“O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido” (1 Coríntios 7:3).

- O amor é incondicional
Os homens devem amar suas esposas como Cristo amou e ama a Sua igreja.

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).

“Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama” (Efésios 5:28).

“Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura” (Colossenses 3:19).

“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações” (1 Pedro 3:7)

- Submissão e auxílio espontâneos
As mulheres devem ser submissas e auxiliadoras idôneas de seus maridos.

“Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18).

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor” (Efésios 5:22).

“Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor” (Colossenses 3:18).

“Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor” (1 Pe 3:1,2).

- Pais que amam, corrigem seus filhos
Os pais devem criar seus filhos na disciplina e admoestação do Senhor.
“O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina” (Provérbios 13:24).

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4).

“Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados” (Colossenses 3:21).

“…governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito” (1 Timóteo 3:4) – especificamente para o pai.

O pai que teme a Deus transmite segurança aos seus filhos.
“No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.” (Provérbios 14:26).

O pai que ama, lidera sua casa para o bem de todos.
“…governe bem seus filhos e a própria casa” (1 Timóteo 3:12)

- Filhos que amam, obedecem aos pais
Os filhos devem obedecer e honrar seus pais.
“Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento” (Provérbios 4:1).”

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo” (Efésios 6:1).

“Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor” (Colossenses 3:20).

“…filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus” (1 Timóteo 5:4).

Casamento: uma bênção de Deus


“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; (1.26) Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (1.27). E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; (1.28a). Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente (2.7). Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea (2.18). Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea (2.20). Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne (2.21). E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe (2.22). E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada (2.23). Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (2.24).” (Gênesis 1:26a,27,28;2:7,18,20-24)
-
Nesta rica passagem percebemos uma coisa extraordinária: a criação da família. Logo no início, Deus abençoou a união matrimonial que geraria a primeira família (1.28). Ele criou o homem e a mulher a sua própria imagem e semelhança. Imagem, como uma “cópia fiel”, espiritualmente falando e semelhança de caráter (1.26,27). Deus deixou claro que o homem não foi criado para viver sozinho: “Não é bom que o homem esteja só” (2.18a). A mulher completaria o homem em todos os sentidos (2.18b). Deus criou a mulher das costelas de Adão, não dos pés, para que ele não a pisasse; e nem da cabeça, para ela não governasse sobre ele, mas das costelas para que fosse como uma igual, ou seja, auxiliadora; ajudadora (2.20-22). Adão recebe a mulher, criada igualmente por Deus, e ele entende que ela seria uma com ele; “osso dos meus ossos e carne da minha carne” (2.23). Deus confirma o pensamento de Adão e na primeira união matrimonial, o Senhor diz que os dois se tornam um; uma só carne (2.24).
-
Jesus, bem mais tarde confirmou a união matrimonial estabelecida na criação e deixou uma importante premissa quanto a isto: “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Marcos 10:9). A união matrimonial é uma bênção, pois é Deus quem une e faz de dois um; e Jesus, sendo igualmente Deus e participante da criação (conf. João 1:1-3), disse que não se separa o que por Deus é unido. Como separar o mesmo corpo?; “uma só carne” (Gênesis 2:24).
-
Existem dois relacionamentos na vida que são bênçãos e exige compromisso total e absoluto: 1) o cristão e Deus, na pessoa de Jesus Cristo; e 2) o casado com seu cônjuge. Se você “casar” com Cristo (lembrando que Cristo é o noivo e a igreja é sua noiva – Efésios 5:25-27; Apocalipse 21:2,9b-11), não pode haver separação, pois em Cristo encontramos a verdadeira vida (João 14:6), sendo que sem Ele pereceremos na morte; além de ser a maior bênção de um ser humano. Se um homem casar com uma mulher ou vice versa, não pode haver separação (abandono), pois foi Deus quem uniu, tornando os dois uma só carne, sendo que a separação trará o desgosto e desprezo de Deus (Malaquias 2:16a). A união matrimonial também é uma bênção dada por Deus.
-
Uma pessoa que recebe o chamado de Cristo e aceita, tornando-se seu seguidor, assume o compromisso de ser fiel a Ele como seu único Senhor. Muitas coisas difíceis podem sobrevir ao discípulo em sua nova vida com Cristo, como tribulações, momentos de desânimo, problemas de relacionamento e tentações de todas as formas, mas sua fidelidade não permitirá deixar seu Senhor e rei. Igualmente, uma pessoa que se casa, assume o compromisso de ser fiel ao seu cônjuge durante o tempo em que viver – o famoso “até que a morte os separe”. Muitas coisas difíceis podem sobrevir ao casado em sua nova vida a dois, como problemas diversos, enfermidades, finanças em baixa, dificuldades com familiares e desentendimentos, mas sua fidelidade não permitirá deixar seu cônjuge e parceiro matrimonial. Nestes dois tipos de relacionamento, tanto com Cristo, como com o cônjuge, a pessoa sabe que é uma bênção inigualável, exigindo um compromisso e lealdade absolutos.
-
Como já vimos, Deus criou a família, instituindo o casamento, deixando sua vontade como algo que deveria permanecer pra sempre: “deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Eles são ligados (conf. Romanos 7:2,3), e unidos por Deus (conf. Mateus 19:6), resultando numa só carne, tornando impossível a separação para qualquer ser humano; “o que Deus uniu, ninguém separe” (Mateus 19:6b). Deus abençoa a união matrimonial (conf. Gênesis 1:28), tornando duas pessoas em uma só carne e ninguém pode desfazer esta bênção. Isto é mais do que suficiente para sabermos que o matrimônio é algo permanente e não pode e nem deve ser violado por intervenção humana. Se ainda pensamos em algo contrário a isto, o profeta Malaquias tira qualquer dúvida quando diz: “Deus odeia o divórcio” (2:16).
-
A maior alegria que o homem ou mulher podem realizar neste mundo é encontrada nestes dois relacionamentos: com Cristo e com seu cônjuge – são uma bênção de Deus. Porém, a verdadeira felicidade não será encontrada se não tivermos compromisso total, tanto com Cristo, como com o parceiro conjugal. Vinte, cinqüenta, noventa por cento não servem, nosso compromisso e fidelidade, nestes relacionamentos devem ser totais, ou seja, 100%. Não serão as dificuldades e dias difíceis que nos afastarão do compromisso. Não nos envolveremos com outro Senhor, por que temos um Senhor absoluto: Jesus. Não nos envolveremos com outra pessoa, porque já temos uma pessoa especial ao nosso lado, uma bênção de Deus unida a nós. Não é possível servir Jesus, querendo agradar ao mundo; ou somos amigos de Deus ou do mundo (Tiago 4:4). Não é possível agradar ao cônjuge e a uma outra pessoa ao mesmo tempo. A única opção é sempre agradar a pessoa que está ligada a você.
-
Meio compromisso não trará a bênção de Deus em nosso matrimônio. Ele só será de fato uma bênção quando seguirmos e obedecermos aos estatutos do Senhor para a vida conjugal; Ele é o Criador da família, portanto, Deus dá as diretrizes a serem seguidas por seus filhos. Paulo escreveu: “…cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido” (1 Coríntios 7:2). Bill Hall, um irmão em Cristo norte-americano escreveu: “Essa declaração pode perturbar aqueles que, no passado, ignoraram o ensinamento dele (as conseqüências do pecado sempre são terríveis – Gálatas 6:7,8), mas ela é para o benefício do homem, e vem de Deus, o qual manda para o nosso bem (Deuteronômio 10:13).” Sendo assim, Deus sabia que a bênção e a alegria no casamento seriam encontradas somente no compromisso total dos dois cônjuges.
-
Separei quatro pontos importantes que demonstram a bênção de um relacionamento conjugal tendo um compromisso total com seu cônjuge dentro da vontade de Deus: (adaptado do texto de Bill Hall)
-
1) A bênção de um compromisso total cria confiança no casamento. O marido não precisa se preocupar com a fidelidade de sua esposa, nem a esposa precisa se preocupar com a lealdade do marido, pois seu compromisso um com o outro é aberto e óbvio. Devido ao seu compromisso aberto, tentação à infidelidade quase não existe. Por outro lado, aqueles que têm meio-compromisso serão freqüentemente tentados, pois tentação é inerente ao compromisso parcial.
2) A bênção de um compromisso total cria segurança no casamento. Segurança vem de confiança e permanência. Quando uma pessoa duvida se seu relacionamento com uma outra pessoa é forte e permanente, ela se sente insegura.
3) A bênção de um compromisso total cria estabilidade no casamento. Já passaram os dias perturbados, instáveis e inseguros do namoro. Agora vem um relacionamento seguro e duradouro com um único parceiro.
4) A bênção de um compromisso total constrói um alicerce sólido como a base do casamento. Sem esse alicerce, nenhuma família de qualidade será construída.
-
Casamento é uma bênção de Deus, assim como a união com Cristo. Contudo, a bênção está intrinsecamente ligada ao compromisso total, compromisso absoluto com o parceiro conjugal e com Jesus. Esta bênção de Deus é pra toda a vida, enquanto durar nossa estada neste mundo. Não importa se vão ser trinta, cinqüenta ou noventa anos juntos nesta vida até Deus chamar, o que importa é que sejamos leais àqueles ao quem assumimos o compromisso de estar ligados para sempre.
-
O amor que transforma, é o amor de Deus depositados em nossos corações para nos fazer participantes de suas bênçãos. O casamento, portanto, é uma bênção de Deus.
-
“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” (Hebreus 13:4)

O Que Você pode fazer para Mudar o Mundo?

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ... Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ... Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ... Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ... Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ... Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida... Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ...

Obrigado Por Estar Aqui

Quantas vezes eu quis Tão longe buscar o que nunca percebi Por tantos lugares passei Mas afinal você sempre esteve aqui. Quantas vezes eu quis Por um instante te fazer feliz Seja com minha voz, meu louvor, meu amor, Meu coração se agita quando você... me olha assim Tudo o que eu tenho é você Mesmo fraco em pedaços Eu prefiro te dizer Obrigado por estar... Ao teu lado me refaço Eu preciso ter você Obrigado por estar aqui ! Quantas vezes errei Mas no final permaneceu o amor Renasceu em mim a força da cruz E eu já não sei mais o que é viver Um dia sem você Faz parte do meu ser Mesmo fraco em pedaços Eu prefiro te dizer Obrigado por estar... Ao teu lado me refaço Eu preciso ter você Obrigado por estar aqui !