HORA CERTA

domingo, 21 de agosto de 2011

O amor é dinâmico - 1Co 13.4-7





Como saber mesmo se existe amor? Simplesmente dizer “Eu te Amo”? Infelizmente parece que a “prática” do amor tem se limitado a isso e cada vez mais se estreitando como em uma novela: no primeiro capítulo o protagonista diz “Eu te Amo” para uma pessoa, no meio para outra e acaba a novela com uma terceira.

O apóstolo Paulo constrói sua definição de amor sobre bases mais sólidas. O amor não é vazio e nem limitado a palavras, mas apresenta uma série de características como veremos logo mais a seguir. Mas antes, ao lermos os versos 4 a 7 de 1 Coríntios 13, percebemos que não é possível amar pensando somente em si mesmo. Para sermos pacientes ou benignos torna-se necessária uma segunda pessoa. Ou seja, o amor é uma ação embasada na pessoa amada e não em si mesmo. Enquanto o mundo prega um “amor” autocentralizado que se destina apenas a satisfazer as necessidades de si próprio, a Bíblia fala que o verdadeiro amor é outrocentralizado. Por isso, a maior prova de amor foi demonstrada por Deus entregando seu único Filho em nosso favor (Jo 3.16).
Vejamos quais são as atitudes descritas por Paulo que deve acompanhar o “Eu te amo”:
v.

Característica

Significado
v.4

paciente

Capacidade irrestrita de suportar pessoas
benigno

Pagar o mal com o bem
não arde em ciúmes

Não se aborrece com o sucesso alheio
não se ufana

Não se vangloria
não se ensoberbece

Não se coloca acima de ninguém
v.5

não se conduz inconvenientemente

Não existe falta de simetria entre a prática do amor e o falar “eu te amo”
não procura os seus interesses

O amor é o contrário do egoísmo
não se exaspera

Não se irrita facilmente. Tem seus sentimentos sob domínio
não se ressente do mal

Não é malicioso nem procura sempre enxergar o mal
v.6

não se alegra com a injustiça

Não se alegra com a desgraça alheia. Em outras palavras nunca diz “bem feito”. Seu prazer consiste em que toda a verdade seja revelada.
regozija-se com a verdade
v.7

tudo sofre

Dá a idéia de encobrir os pecados. Não para ocultá-los em cumplicidade e sim para não levá-los em conta para amar
tudo crê

Está sempre disposto a acreditar no melhor
tudo espera

Recusa-se a aceitar o fracasso
tudo suporta

Perseverança. A constância de um soldado mesmo em face dos perigos de uma batalha.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Casamento: uma questão de escolha

É fato que nossa vida é uma sucessão de escolhas. Ouvimos muitas vezes a expressão “tudo na vida é uma questão de escolha”. E isso é verdade. Escolhemos fazer ou não, amar ou não, perdoar ou não, fazer o bem ou o mal, estudar ou não, trabalhar ou não, aproveitar as oportunidades ou não e tantos outros “isso ou aquilo”.

Como isso se aplica a tudo em nossa vida, no casamento não é diferente. A vida a dois é construída com escolhas de dar a Deus a primazia, respeitar, amar, perdoar, adaptar, abdicar, aprender, construir juntos e muitas outras que fazemos ao longo da nossa caminhada como marido e mulher, como “uma só carne” planejada por Deus. Em todas as nossas atitudes há escolhas. Não há como fugir disso. De acordo com o que optamos por fazer, estaremos construindo ou destruindo nosso lar, nosso cônjuge e nossos filhos.

Como as escolhas que fazemos definem nossa vida, não devemos fazê-las impensadamente, de modo precipitado e inconseqüente. As decisões tomadas no “calor das emoções” ou sem qualquer ponderação certamente darão em caminhos de morte (Provérbios 14.12). Por isso, o melhor a fazer é decidir à luz de Deus, porque somente ele tem a resposta certa para todas as nossas questões (Provérbios 16.1).

O casamento é um presente de Deus ao homem, e, aqui, falo da raça humana. E, tendo sido instituído por Deus, ele mesmo deixou as instruções para que o matrimônio seja uma relação perfeita de amor, respeito e cumplicidade.

Se os membros de uma família praticarem três claras orientações que Paulo escreve na carta aos efésios, com certeza, esse lar vai glorificar a Deus. Elas são claras, objetivas, simples, mas profundas:
• As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor (Efésios 5.22).
• Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Efésios 5.25).
• Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo (Efésios 6.1).

A Palavra de Deus exorta a nós, mulheres, a sermos sábias, porque “a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola (ou insensata) a destrói com as próprias mãos” (Provérbios 14.1). A sabedoria não é simplesmente a capacidade de ponderar as situações e agir convenientemente, mas muito mais, agir conforme os padrões de Deus. É lendo a Palavra e tendo intimidade com Deus que saberemos conduzir nosso lar de modo que nossa família seja feliz e próspera. É com a sabedoria que vem de Deus que seremos capazes de ser a ajudadora idônea que Deus nos destinou a ser.

É sendo sábias que faremos escolhas certas. E aos maridos, amar a esposa como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela. Como Cristo amou a Igreja? Com respeito, carinho, perdão, dando a direção, levando-a a Deus, suprindo suas necessidades… Que grande responsabilidade! O marido precisa da intimidade com o Senhor para que a intimidade do seu casamento seja feliz, para que seu lar seja próspero e duradouro.

Quero colocar aqui, alguns exemplos de escolhas rotineiras e simples da convivência a dois, mas que fazem grande diferença no casamento. São essas escolhas que dia a dia vão decidindo os rumos do casamento. São detalhes, muitas vezes considerados insignificantes, que adubarão ou envenenarão as raízes do casamento, da relação marido e mulher.

Durante um desentendimento, o casal poderá escolher deixar ou não o sol se pôr sobre sua ira (Efésios 4.26). O domínio próprio e a mansidão vão prevalecer ou gritos e insultos serão a tônica da discussão. Vão dormir brigados e até em quartos separados ou vão conversar e encontrar a harmonia.

Vocês poderão dizer bobagens do tipo “não está satisfeito(a) procura outro(a)”, ou perceberem os laços do diabo e, caindo em si, declarar ele(ela) é o amor de sua vida e acertas as coisas com perdão e muito carinho.

Vocês poderão “brigar” para ver quem é que realmente manda em casa ou obedecer ao princípio de amor, submissão e obediência para a família que o apóstolo Paulo registrou em sua carta aos efésios.

A esposa pode entre afobação e moderação. Ela mal espera o marido colocar os pés em casa e já começa a “rezar a ladainha” de contas a pagar, de itens que faltam em casa e tantas outras coisas que ele realmente não gostaria de falar antes de um bom banho. Ou então respeita esse momento e ambos saem ganhando. Hoje, com ambos os cônjuges trabalhando fora, ambos precisam desse entendimento, pois muitas vezes eles chegam juntos do trabalho, ou o marido chega primeiro.

Os cônjuges podem escolher a constante acusação recíproca ou se ajudarem mutuamente com palavras de incentivo, de amor, de repreensão, de exortação e de crítica construtiva.

Marido e mulher podem escolher o desrespeito e a indiferença que adoecerão a ambos e ao lar ou, o respeito mútuo, que envolve saber onde um e outro se encontram, os horários de cada um para que não se preocupem desnecessariamente, respeitar os amigos um do outro, a abdicação individual de algumas coisas em benefício do casal, o cuidado de saber se alegrar e sofrer com as vitórias e os fracassos um do outro, cumprir os compromissos de fidelidade assumidos no altar, respeitar a individualidade do cônjuge, amar as famílias de origem sem deixar que elas interfiram na vida íntima do casal e tantas outras situações que envolvem o cotidiano de uma vida a dois.

O casal pode escolher entre viver um caos diário com mau humor e agressões ou, proporcionar um ambiente alegre, de paz e palavras boas. Eles poderão optar pelo amor ciumento e destruidor ou, pelo amor companheiro, confiante e frutificador, em que há confiança, respeito e admiração.

Ambos poderão escolher entre a maldição da murmuração e da implicância e a bênção de profetizar as promessas de Deus para o lar. Entre sempre supervalorizar a grama do vizinho ou valorizar o que Deus lhes tem dado e prosseguirem, juntos, em busca de mais vitórias.

Vocês poderão escolher entre inventar desculpas para se negarem um ou outro, ou, darem-se mutuamente com carinho e em total entrega; fazer dos momentos íntimos a mais difícil tarefa do dia ou transformá-los em alegres celebrações.

Vocês podem escolher considerar os de fora sempre melhores e deixar que outros valorizem o seu cônjuge, deixando a porta aberta para o inimigo da carência, ou valorizarem-se reciprocamente com palavras ternas e elogios.

Vocês poderão escolher entre uma eterna briga de “quero assistir ao jogo do meu time” e “vou primeiro ver meu filme” sem qualquer resultado positivo ou cada um ceder um pouco e assistir ao jogo com ele, ou ao filme romântico com ela, juntinhos e aconchegantes, e desfrutar de momentos agradáveis que solidificarão o casamento.

O casal pode escolher entre intermináveis brigas de “v
ocê é gastadeira” e “você é um sovina”, que afetarão a ambos e desestruturarão o relacionamento ou planejarão juntos a economia do lar, economizando ponderadamente para usufruírem as bênçãos advindas da unidade e da sabedoria.

Enfim, essas são apenas algumas das inúmeras escolhas que o casal fará ao longo do casamento, de uma vida inteira juntos. E em todas elas, há conseqüências.

Escolhas certas ajudam a manter a chama do amor acessa. Sabemos que conviver entre quatro paredes é uma arte, é um aprendizado diário. Por isso, as escolhas que fazemos são tão importantes. Muitos se casam e se esquecem de que o casamento é feito de detalhes. Outros tantos, sem perceberem, estão se desgastando e desgastando o casamento porque não se deram conta das escolhas erradas que estão fazendo. O tempo foi passando, e está passando rapidamente, e as oportunidades de ser feliz se esvaindo pelo ralo. Escolham, hoje mesmo, pensar melhor a respeito de cada situação que os envolve. Consultem sempre aquele que lhes dá a oportunidade de acertar, mesmo depois do erro, e serem felizes – Deus.

Dizem que não existe um casamento perfeito, mas eu digo que sim; este casamento perfeito é aquele em que tem Jesus como o centro de tudo. Escolham a bênção ao invés da maldição, a vida ao invés da morte. Maridos e esposas, escolham Jesus e a felicidade será o cotidiano da vida de vocês, individualmente, como casal, como pais, como família como um lar que glorifica a Deus.

Então, boas escolhas, feliz casamento!

domingo, 14 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS

Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar; Que chora à distancia, a fim de não ser observado; Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível; Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta; Que quase sempre, é chamado de desatualizado; Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor; Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, as vezes, pouco receber, Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada; Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias; Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa. Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Esse homem geralmente, se agiganta e passa a Ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Relacionamento a dois

Hoje vamos falar sobre relacionamento entre casais:
Algumas atitudes devem se evitadas, procure manter sempre um diálogo, não acumule 'roupas suja' não permita que sentimentos ruins, dúvidas fiquem guardados em seu coração, procure esclarecer o quanto antes.
Valorize o momento a dois, conversem em uma ambiente calmo e tranqüilo, aproveitem a companhia um do outro, esqueça os problemas e os filhos por um instante.
Saiba o momento certo de falar sobre assuntos importantes, ambos devem estar envolvido no assunto, senão de nada irá adiantar se o outro estiver disperso.
Não queira mudar o outro a qualquer custo, lembre-se que o segredo de um bom relacionamento é abrir mão de algumas coisas, e mais quando você se apaixonou também foi pelas diferenças.
Procure não esquecer datas importantes, isso demonstra o quanto você se preocupa com o outro e valoriza os seus interesses.
Curta também o seu momento individual, issoo é muito importante.
Valorize o outro, e dê ênfanse às suas qualidades.
Saiba pedir desculpas, isso não é sinal de fraqueza, mas sim de força interior.No amor nem sempre a sua 'lógica' é a melhor escolha.
Seja sempre honesto um com o outro, evite mentir e omitir informação, tenha uma relação às claras.
Faça surpresas, pois não há quem não goste!
Evite descontar no outro o seu mau humor ou suas frustrações, a outra pessoa não é a responsável pelo ocorrido.
Procure sempre colocar um sorriso no rosto da pessoa amada, pois o sorriso é sempre um ótimo remédio.
Se dedique a realizar o sonho um do outro, crie cumplicidade, mostre o quanto o sonho de um é importante para o outro.
Não diga apenas "TE AMO", mas mostre em atitudes e carinho.
Tenha sempre a certeza, que muitas vezes o sucesso de um relacionamento depende muito mais de nós, mulheres.
'A mulher sábia edifica o seu lar, mas a tola destrói!'

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fidelidade é A Base de Um Casamento Feliz

Texto= II Sam 11 : 1-27


Introdução = Vamos ver no texto , vários coisas que não deixa o casamento ser feliz , e porque não há fidelidade no casamento . e vários tipos de pecados . ( Que alguém pode cometer .)



I-) A SOLIDÃO : v,1 ( Porém Davi ficou em Jerusalém )

a) A solidão é um grande perigo : Toda pessoa que se isola torna-se presa fácil da tentação . Se Davi estivesse no campo aceso na batalha com os seus soldados , não teria tombado , vencido pelas próprias paixões .

b)Cometeu pecado da irresponsabilidade : Porém Davi ficou em Jerusalém V,1 : No tempo em que os seus costumavam sair a guerra , ( Davi ficou em casa ) . Quantas vezes nós pecamos por não estar onde deveria .


II-) OCIOSIDADE : v, 2 ( Levantou-se Davi do seu leito )

a) Os soldados de Davi estavam em guerra , enquanto ele ficou em casa . Fazendo o que ? Diz o texto que ele numa tarde levantou-se do leito . Aquela não era hora de dormir , e nem era hora de ociosidade .

b) O pecado da indolência : O mesmo V,2 , INDOLÊNCIA : Insensibilidade , negligência , APATIA : Indiferência , falta de ENERGIA .

c) CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS V, 2 ( Daí viu uma mulher que estava tomando banho ; era ela mui formosa )

1. Davi caiu porque viu . Seu olhar lascivo criou nele um desejo incontrolado. Acendeu em seu coração um fogo inextinguível . A cobiça dos olhos foi o laço que o diabo usou para derrubar EVA, Gên 3 : 6; I João 2; 16.


III-) PERIGO À FRENTE , NÃO AVANCE v,3 ( Davi mandou perguntar quem era )

a) Davi deu corda ao pecado: Ele caminhou em direção ao perigo. Ele abriu espaço para o desejo lascivo o dominasse.

c) E cometeu outro pecado: V, 3 ( Da curiosidade ) Davi mandou perguntar quem era.



IV-) TAPANDO OS OUVIDOS PARA AS ADVERTÊNCIAS DE DEUS V, 3 ( Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urías, o heteu ) II Sam 23 : 34 , Urias era um dos valentes ( ou poderosos ) de Davi , Davi fala de 37 homens poderosos , II Sam 23 : 8-39 , V , 39. Era homem de confiança de Davi ,

a) Davi não respeitou a Deus; e nem a família de Urias. Tapou os ouvidos.



V-) CAPITULANDO-SE AO PECADO.V, 4 ( Então enviou Davi mensageiros , que trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela)

a) Davi não conhecia os seus limites : Ele brincou com o pecado e foi vencido por ele . Brincou com fogo e queimou-se .

b) PECADO DA HIPOCRiSIA; v, 4: Tendo-se ela purificado, da sua imundície, voltou para casa. Hipocrisia: Ator, coco de cavalo, Riposcratos = Ripos - Cavalo, Cratos - escremento .



VI-) O PREÇO DO PECADO V , 5 ( A mulher concebeu e mandou dizer a Davi : estou grávida ) O prazer do pecado dura pouco, Davi teve hora de prazer, mas começa agora tristeza e dor, lágrimas.



VII-) O ESFORÇO PARA ESCONDER O PECADO Vs 6-27 . ( Davi tentou vários expedientes para encobrir o seu pecado )

a) Pecado da falsidade,Vs 6-12, Davi, estabeleceu uma aproximação com Urias para tentar encobrir o seu pecado. Quantas vezes tentamos encobrir os nossos pecados!

b) PRIMEIRO: enganar o marido de Bate-Seba = Cinicamente mandou chamar Urias, mandou que ele fosse a guerra para ele dormir com sua mulher.

c) SEGUNDO: Fazer queima de arquivo = Davi, sem nenhuma compaixão, manda matar Urias pela espada dos inimigos. Urias leva a sua própria morte, Davi torna um monstro frio, calculista, maquiavélico,Vs 14-17

d) TERCEIRO: Ser frio diante de suas atrocidades = V, 25, mandou matar, agiu com crueldade e frieza, covardia.

e) QUARTO: Casar com a viúva desamparada = Seu gesto pareceu bonito aos olhos da nação. Foi um gesto de grandeza: Amparar uma grávida e viúva, acolher uma solitária e necessitada. Aos olhos humanos, não perceberam nada. Foi um crime perfeito, não aos olhos do Senhor, pois Deus vê todas as coisas. Ler vs 26,27 e Gal 6 : 7



VIII-) O PESO DA MÃO DE DEUS, Sal 32: 1-4 ( O PECADO não fica sem julgamento ). Davi escondeu seu pecado dos outros, mas não conseguiu livrar-se de sua consciência (Sal 32 :3-4).

a) Seus ossos envelheceram, V,3

b) Ele gemia de angústia diariamente,V, 3

c) Sentia o peso da mão de Deus, de dia e noite, V, 4

d) Seu vigor murchou; a alegria foi embora de sua vida V, 4,

1. Davi estava no trono resolvendo problemas dos outros, agora nem os seus sabem resolver.



IX-) AS CONSEQÜÊNCIAS TERRÍVEIS DO PECADO: ( Foram muitas as conseqüências do pecado de Davi ):

a) A CRIANÇA: Fruto do pecado, II Sam 12 : 15-18

b) Davi foi desmascarado publicamente: 12 : 7-9 ; e 12. Foi vergonhoso o que ele fez em oculto! Depois, todo o povo ficou sabendo.

c) Da sua casa nunca saiu a espada: II Sam 12 : 1 e 11. Tudo voltou-se contra ele. Tudo que ele fez, pagou .

domingo, 7 de agosto de 2011

A Certeza Que Só o Amor Tem


Não é a dor que quero entender (essa dói e pronto),
mas esse mistério de duas almas
que não se tocam no físico
e têm quase uma unidade na imortalidade.

Mas é isso que quero!

Você me ama?

Você quer construir uma vida comigo?

Tem desejo e sabor?

Eu sinto que você me quer, precisa de mim,
mas será que eu estarei
ao nível de suas expectativas?

Eu queria uma certeza,
quantas vezes vislumbrei o que seria o derradeiro
e nem início era.

Quantas vezes esperei contar
e só senti se afastarem e eu ficar no chão...

Eu quero a certeza do absoluto.

A afirmação positiva.

Não quero os sonhos dos loucos,
nem a vontade dos sem-alma.

Eu quero a certeza da vida.

A afirmação do amor.

Não apenas um amor carnal e dirigido,
mas do sentimento verdadeiro
que se entranha na alma
e que não existam mágoas, que não dissolva.

Quero ter a certeza premonitória
que posso mergulhar, que não encontrarei uma pedra.

Quero a certeza da luz
que não se machuca nos espinhos,
penetra as sombras, não se inibe no mar...

Ou a certeza ou nada!

Duas almas que constroem uma estrada juntos,
não sabem como esse trajeto será,
mas apenas têm uma certeza quase sobre-humana
que têm que construir juntas.

São vidas independentes, mas harmônicas.

São autônomas, mas responsáveis.

Consistentes no que sentem
e têm a certeza do que realmente sentem.

Não é um "eu acho", "pode ser", "quem sabe",
"vamos tentar", "se der certo"...

É a certeza que só o verdadeiro amor tem.

Que não tem fronteiras, nem modos,
um amor que não espreita, não sucumbe,
nem apenas existe para satisfazer
nossos pequenos egoísmos.

Sentindo-se Amado!



O cara diz que te ama, então tá!
Ele te ama.
Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.
Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas.
Mas ouvir que é amado é uma coisa...
Sentir-se amado é outra... uma diferença de quilômetros.
A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras.
Sentir-se amado, é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você quando for preciso.
Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou há dois anos, é vê-la tentar reconciliar você com o seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo tempestade em copo d’água.
Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido.
Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo.
Sente-se amado quem não ofega, mas suspira ; quem não levanta a voz, mas fala ; quem não concorda, mas escuta:
EU TE AMO NÃO DIZ TUDO!

Desejos


Passa por aqui um minuto,ou meia hora,talvez um dia...
E deixe em meu rosto um beijo
O roçar das pontas de seus dedos em meu corpo
E nos meus olhos um pouco da luz dos seus
Quem sabe um abraço...
Palavras sussurradas em meus ouvidos
O respirar apressado no meu pescoço
Um beijo mais demorado...
A pressão de seu peito contra meus seios
Também um pouco de prazer...queria tanto...
Nossos corpos se movendo
Lentamente ao princípio
Meu corpo todo sendo envolvido por seus abraços
E quando partir ao final do dia,ou da noite,deixe comigo a certeza do retorno
Importa é que você volte
E na volta traga seu sorriso
Os lábios entreabertos para o beijo
O corpo transbordando de desejos
Sedento por prazer...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Só Penso em Você

Tudo começou quando meu olhar encontrou o seu e transformou
tudo em amor.
Passei a desejar estar perto de você, somente para te olhar,
te tocar e te ter.

Agora, ver você, passou a ser meu único propósito.
A vontade de estar ao seu lado, é maior que tudo.

Olhar você já não basta, preciso falar com você, preciso te descobrir
mais e mais.
Há uma grande força dentro de mim, que me dirige a você.

Desejo olhar para os seus olhos e te sentir.
Meu amor por você não tem medidas, a paixão não se contém e
meu desejo não tem limites.

Quero viver você cada vez mais, e esse sentimento tão grandioso
está presente em todas as horas do meu dia, e o meu coração,
bate nesse ritmo, você, você, você, você.....