HORA CERTA

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A felicidade começa aqui

A felicidade não é algo de conquista exterior. Sua felicidade não depende de outras pessoas, ela não vem pelo volume de dinheiro que você possa conseguir.

O que você tem dentro de si é o que vai determinar sua felicidade, quando seu interior esta bem, seu exterior também estará, quando seu interior esta mau, seu exterior também estará mau.

A partir do momento que você se coloca a disposição de Deus, se entrega de todo coração, Ele tomará conta da sua vida, esse é o primeiro passo para uma vida de felicidades, um verdadeiro encontro.

terça-feira, 19 de julho de 2011

FELICIDADE

A felicidade é qualquer coisa que depende mais de nós mesmos, do que das Contingências e das eventualidades da vida.

O homem faz a sua felicidade como a abelha faz o seu mel

Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade.

A felicidade não depende do tempo; da paisagem, nem da sorte. Ela brota com simplicidade de dentro para fora de cada um de nós.

Longe é um lugar que não existe quando se busca felicidade.

A nossa felicidade depende da índole de nossos pensamentos.

um momento de felicidade vale mais do que mil anos de celebridade.

A felicidade é tanto maior quanto menos a notamos.

Felicidade é a única coisa que podemos dar sem que a tenhamos.

Felicidade não se ganha e nem se acha, devemos correratrás dela sem cessar, até encontrá-la.

"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."

"A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la."

"A felicidade às vezes é uma benção, mas geralmente é uma conquista." Anônimo

"A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dele fazemos."

sexta-feira, 15 de julho de 2011

SUPERANDO A DOR DE UMA GRANDE PERDA

Como superar a perda de uma pessoa querida? Existe uma forma melhor de enfrentar a morte? Como continuar a viver sem a pessoa que era o motivo do nosso viver?

Não sei, mas gostaria de saber. Só sei que a dor que sentimos quando perdemos alguém é a maior que podemos passar na vida. Não há nada mais doloroso que isso. Uma briga com o filho; uma discussão com a esposa ou um desentendimento com o amigo são problemas superáveis. Dependem apenas de tempo ou coragem suficiente de todos para reverem seus pontos de vista.

Já a morte não espera e nem quer negociar. Não obedece ao tempo e muito menos à consciência. Aparece quando menos esperamos e derrota toda a nossa esperança e fé na vida.

A morte entra de uma forma brutal na vida. Corrói o coração de uma pessoa e estraçalha seus sonhos. Aniquila sua força para viver e parece que vai quebrá-la por inteiro e destruí-la. É uma dor que não some. Pelo contrário, consome cada momento bom da vida. Sem a menor piedade e muito menos sem pedir licença. Uma dor gigantesca. Indescritível em palavras.

A impossibilidade de se conversar com a pessoa que faleceu, ouvir sua voz, saber sua opinião ou tocá-la é devastadora para aquele que ficou. Uma foto, uma música, um aroma ou um objeto bastam para lembrar o ente querido. A dor de sua ausência reaparece a cada instante e cada vez mais forte. É impossível parar essa dor. Ela sangra incessantemente dentro da pessoa. Questionamentos acerca do sentido da vida aparecem e desolam familiares e amigos. A culpa também surge, pois é muito comum pensar que poderia ter sido feito mais para a pessoa viver. Portanto, é uma fase repleta de emoções tremendamente dolorosas sentidas cotidianamente. Em resumo, é o próprio inferno vivido na terra. É uma dor maior que a própria pessoa e que parece que vai matá-la. O que de certa forma seria um alívio para esta nesse momento terrivelmente doloroso.

Mas isso não é possível de acontecer sem ser de forma trágica. A vida continua e só há uma forma de salvação que eu acredito que possa diminuir tamanha dor. É preciso lutar para que o coração não se empedre para receber o amor daqueles que ficaram. A amargura provocada pela morte precisa ser superada, na medida do possível e aos poucos, pela alegria e doçura da vida.

De nada adianta negar, fugir ou sufocar a dor. Só existe um caminho para superá-la. Enfrentá-la! Com muita perseverança e força. Caso contrário, o pior pode acontecer: Morrer em vida. Tornar-se uma pessoa extremamente amarga, dura, sem brilho nos olhos e sem a capacidade de aproveitar verdadeiramente os bons momentos que a vida ainda pode lhe proporcionar.

Com boas intenções é comum que familiares e amigos evitem ouvir a dor daquele que ficou, pois não suportam em si mesmos a dor da perda ou acreditam ingenuamente que ao conseguirem evitar a lembrança da perda também evitarão o impacto da dor. Assim, preferem não tocar no assunto ou, pior, forçar uma alegria falsa. Neste contexto, a solidão assolapa o coração daquele que ficou e torna cada vez mais insuportável e dolorosa a sua vida.

É neste momento que a psicoterapia se torna fundamental, pois facilita o processo de elaboração do luto e torna a perda menos dolorosa.

Acredito que ao superar a dor da perda, a pessoa vive melhor. Mais livre. Passa a perceber como são preciosos cada momento que desfruta com as pessoas que são importantes em sua vida. Passa a não gastar mais energia com discussões irrelevantes. Desenvolve plena e total consciência de que a vida é valiosa demais para dar atenção para esses pormenores.

Portanto, não esperem que alguém querido morra para conseguirem dar valor para sua vida ou das pessoas que você ama. Viva bem a sua vida! Agora! Coragem! Mostre o seu amor a quem ama. Beije-os e abrace-os! Nada é mais prazeroso na vida do que isso.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Viver a partir do coração...............

Que caminho devemos seguir?

Onde começa realmente esse caminho?

Ao acordarmos...não conseguimos definir o caminho.............

Sabemos apenas que .....fazer o bem....amar...ajudar os outros......são a bússola e o leme da verdadeira vida......da felicidade?

Onde começa o caminho da felicidade?

Onde está a felicidade?

Fluir com o amor....escutar com amor....falar com amor....pensar com amor...dar com amor....agir com amor....ser o próprio amor nos gestos e nas atitudes.....

A felicidade é amor................

Mas....onde deve começar realmente o caminho?

Onde começa o caminho certo para cada um?

Onde estará o verdadeiro caminho da felicidade?

Na viagem?..........na meta?.........

A felicidade...é o próprio amor................

Abrir a porta do coração......desfrutando cada momento, aproveitando cada momento da vida..............

Saber olhar.........saber sentir...........saber apreciar............saber amar.........

O crescimento pessoal......mantendo sempre os valores e a ética....viver em integridade..........

No acto de dar..........no acto de amar.....crescemos e evoluimos..................

A viagem...............encontrarmo-nos a nós próprios.....................

A viagem da felicidade.......é vivermos no amor...e não no medo.............

A viagem da felicidade....é encontrarmos o presente....................

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dá-me a tua mão.....a vamos entrar no meu Mundo Mágico........

- Porque é que eu não via este mundo ?

- Porque só os olhos de uma criança têm capacidade de o ver.......

- E porque é que tu o vês ?

- Porque consigo libertar a minha criança interior...............

Entrámos............

- Que lindo!..........

- É !

- Porque há tanta luz e alegria neste Mundo?

- Porque as crianças têm esta alegria a cada momento.............Não perdem tempo a pensar no passado e no futuro.......Vivem plenamente no presente...

- E vivem intensamente cada momento do dia, não é?..........

- Claro! ...Como se fosse o ultimo............

- Porque sorriem sempre as pessoas neste Mundo?

- Porque a alegria, a felicidade, o sorriso e a vida....estão intrinsecamente ligados nas crianças.........

- E porque não há aqui tristezas?

- Porque não há medos, culpas e preocupações desnecessárias............E porque rápidamente se esquecem das zangas e discussões........Zangas por um minuto!.....Não mais!...Porque daqui a pouco já somos novamente amigos..........

-Porque falam tanto e de forma tão entusiasmada ?

- Porque têm imensas ideias...e não param..............

- E porque há tantas cores?

- Porque as crianças vêm sempre o Mundo colorido....nunca vêm a preto e branco.............

- Correr, brincar, saltar...até o sono aparecer....cair pelo cansaço físico....com um bem estar interior............

- Correr, saltar, brincar.....libertar a criança interior....

- E não deixarmos de ser quem somos.......

- Vamos ?

- Já é tarde... A porta do Mundo mágico está quase a fechar por hoje...............

.....É tão bom voltar á realidade.....mas trise porque voltam os ressentimentos...as culpas.....o orgulho.....lá se vai o bem estar interior no momento presente.....No Mundo mágico havia tantos amigos.......................

- Porque é que em adultos.....já não há tantos amigos ?

.. Porque esquecemos a nossa criança interior ?....perdemos a capacidade de brincar, divertir, ter aventura, rebeldia e alegria de ser quem somos............

- Adorei o teu Mundo Mágico............acho que vou começar a construir o meu................na minha própria realidade..............

O amor verdadeiro supera todos os obstaculos...

O sentido da vida, o objectivo de qualquer ser humano...é a procura de felicidade. Esse desejo de felicidade deve estar sempre presente!!!! Não se deve desistir jamais dessa procura!

O amor, o amor verdadeiro, sincero e profundo, é o sentido da própria felicidade. Sem amor nunca é possivel procurar a felicidade . sem o colorido do amor, a vida passará a ser a preto e branco unicamente .

O amor verdadeiro é a alegria de viver, é a razão....é fogo que arde sem se ver!!!

O amor verdadeiro é o sonho de qualquer ser humano...amar e ser amado!

O amor verdadeiro supera quaisquer obstáculos...enfrenta os desafios e as dificuldades do dia a dia...e vence...vence sempre!!!!

O amor verdadeiro é o oposto do binómio prazer versus vazio...Viver no prazer sem amor, viver na superficialidade..........é viver no vazio!!! Esse não é certamente o caminho da felicidade!!!

Na caminhada da vida, encontramos frequentemente pessoas negativas e positivas. Qualquer delas, tem como objectivo.....ajudarem-nos a crescer...evoluirmos como seres humanos.

Entre as pessoas negativas encontramos todas as pessoas que não sabem amar, que sabem gostar apenas; as pessoas que nunca sentiram amor verdadeiro; pessoas que dizem amar, mas não amam; pessoas que dizem acreditar em nós, mas não acreditam; pessoas que se dizem apaixonadas, mas não estão............

Essas pessoas são ....as mentiras da própria vida!!!

São apenas alguém que está no nosso caminho, mas que nunca deverão ser o motivo de destruição, desespero ou mesmo a perda de sentido da nossa vida!

Há pessoas que se encontram connosco, na nossa caminhada, e nos amarguram, despedaçam o coração e levam ao desespero quando as suas atitudes e comportamentos não são de acordo com as nossas expectativas .

Não podemos exigir que pensem ou ajam como nós...mas podemos pedir que amem como nós!

O amor verdadeiro é , essencialmente, acreditar...acreditar um no outro.........

O amor é sempre liberdade, sem amarras, nem prisões de que tipo for....O amor é sinceridade e profundidade, o amor é acreditar sempre!!! O amor é vencer os desafios com que se depara; o amor é ultrapassar os obstaculos...O amor é confiar.Sem confiar e sem acreditar....é a mentira da vida, não é amor verdadeiro!

Há que acreditar em Deus, confiar em Deus ( entendendo Deus como fé e amor ele mesmo), e tudo correrá pelo melhor! Amanhã será um novo dia!

O amor verdadeiro deverá ser a prioridade das nossas vidas...e saber esperar por ele...só poderá ter como compensação a própria felicidade!!! A razão da vida!

O objectivo da vida deverá ser sempre o amor...e não viver no medo, nem na hipocrisia de tanatas relações interpessoais sem amor, apenas pelas circunstâmcias da própria vida e do medo!!!! Medo de amar, de ser feliz!...ou então ap+enas para ter uma companhia.....

Porque o amor verdadeiro é raro!!! Único!!!! e quem o perde raramente o voltará a encontrar!!!

domingo, 10 de julho de 2011

O amor

O amor, para ocorrer, não importando os níveis: se social, afetivo, paternal ou maternal, fraternal - que é o amor entre irmãos e companheiros - deve obrigatoriamente ser permitido. O que significa ser amor permitido? Bem, de fato quase nunca pensa-se sobre isso porque passa tão despercebido que atribui-se a um comportamento natural do ser humano ou de outros seres vivos. Mas não, a permissão aqui referida toma-se por base um sentimento de reciprocidade capaz de dar início e alargar as relações de afetividade entre duas ou mais pessoas ou seres que estão em contato e que por ventura vêm a nutrir um sentimento de afeição ou amor entre si.
A permissão ocorre em um nível de aceitação natural, mental ou físico, no qual o ser dá abertura ao outro sem que sejam necessárias quaisquer obrigações ou atitudes demeritórias ou confusas de nenhuma das partes. A liberdade de amar, quando o sentimento preenche de alguma forma a alma e o corpo e não somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, quiçá eternamente enquanto dure e mais nas lembranças e memórias.
Por que você me ama? Porque você permitiu. Essa frase remete ao mais simples mecanismo de reciprocidade e lealdade, se um pergunta ao outro a razão de seu sentimento de amor em direção a ele, a resposta só poderia ser essa. A razão do sentimento de amor em direção à outra pessoa recaí na própria pessoa amada, que em seus gestos, palavras, pensamentos e ações conferiu permissão a que a outra pessoa ou ser - podendo até ser um animal de estimação - o dedicasse aquele sentimento de amor.
O amor pode ser entendido de diferentes formas, e tomado por certo conquanto é um sentimento, dessa forma é abstrato, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura. Mas é por si só: O sentimento em excelência; o que quer dizer que é o sentimento primário e inicial de todo e cada ser humano, animal ou qualquer outro ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio natural.
Todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, não importando idade ou sexo. O amor é vital para nossas vidas como o ar, e é notoriamente reconhecido que sem amor a criatura não sobrevive conquanto o amor equilibra e traz a paz de espírito quando é necessário.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A comunicação no casamento

“Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes” (I Pedro 3:8)


Já estou com quase nove anos de casada, e durante este período pensei muito em como mudar certas situações. Um dia eu pensava na diferença entre homens e mulheres. Como somos realmente diferentes. Lá em casa é o marido e o filho e eu. Ou seja, dois a um.

Nós mulheres falamos assim: não precisa e queremos dizer faz sim, isso é importante para mim. Ele já fala não precisava gastou dinheiro à toa, mas não larga o que damos.

Ligamos durante a manhã e perguntamos: pensou em mim? Vou te dar um conselho, não responda a isso, é fria. Se você disser que sim está mentindo, você só está pensando no tanto de trabalho que tem para ser feito, nas responsabilidades do dia. Então faça outra pergunta sobre essa. E você? Ai ela fala, fala e deixa a pergunta de lado.

O problema dos casamentos tanto atuais como os antigos e por não dizer os mais modernos sofrem do mesmo mal. COMUNICAÇÃO.

A comunicação é a troca de informação, como alguém tão diferente um do outro pode se entender e comunicar? Somente através do Espírito Santo. Ele é quem pode nos direcionar da maneira correta um ao outro. Hoje neste mundo moderno nós cristãos estamos nos separando com as mesmas desculpas daqueles não são cristãos. Deixamos nos envolver pelas mesmas desculpas para sairmos do problema, achando que assim seremos livres deles, nos esquecendo que um outro casamento terá as mesmas dificuldades que o anterior, é uma questão de tempo.

Em I Pedro 3:7-10, fala sobre o amor, saber amar. Nós não queremos mais amar na dificuldade, não queremos mais comunicar em meio à crise. Mas o amor, o compromisso de amar deve ser o carro chefe da nossa comunicação. Magoamos pessoas o tempo todo até sem dizer uma palavra. Enquanto a pessoa nos comunica seu sentimento de tristeza e solidão estamos grudados na TV, olhando o celular. Dizendo o tempo todo ao outro, “Não te amo, você não é importante para mim”. ISSO VALE LEMBRAR SEM PALAVRAS, APENAS COM ATITUDES. Depois cobramos amor, afeto e carinho.

Homens dêem à mulher devida honra como pessoa mais frágil mesmo que elas lutem hoje para que isso não seja realidade, jamais deixará de ser ”Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil…”. (V.3:7ª). Somos frágeis sim, choramos por nada e por tudo. Se elas negam, vou te contar um segredo, ela chora escondido. Não deixe ela saber que te contei.

Mulheres confortem os vossos maridos, encoraje, se ele chega cansado não fale nada naquela hora, a comunicação em amor sabe esperar a hora certa, nada de histerismo como se você fosse o mais importante do dia.

“Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes”(V.8) seja livre para que seu marido possa lhe comunicar com segurança e tranqüilidade.confie em você.

Nunca usem injuria por injuria, mas sejam moderados em palavras e atitudes, vale muito mais um silêncio no casamento do que mil palavras. Sempre que alguém reclama do casamento reclama de sexo para impressionar a mulher ou o homem que deseja fora do mesmo. Mas nunca tem coragem de contar que não consegue compreender a mulher na comunicação e muito menos faz questão de procurar entender.